TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Entre a Ligação do Filme "2001- Uma odisseia no espaço"

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha entre a ligação do filme "2001- Uma odisseia no espaço" e os capítulos 2 e 3 do livro: Trabalho Duplicado.

2001: Uma odisseia no espaço, filme produzido e dirigido por Stanley Kubrick,considerado um dos melhores e mais influentes longas da história, será discutido com a produção de Claudia Mazzei Nogueira, O Trabalho Duplicado, apresentando seu referencial marxista de Lukács.

O filme inicia retratando dois bandos de primatas na luta pela sobrevivência, numa disputa de poder de uma fonte d’aguaque de principio o bando que gritava mais alto,  sendo esse o modelo de força, ganhava.  Após o bando de macacos derrotados terem contato com um monólito e toca-lo, obtém a descoberta de tornar o osso uma potencial ferramenta, alcança uma tomada de consciência, que conseguem derrotar o bando adversário, a mataranimais e se alimentar da carne. Assim, com o desenvolver das capacidades físicas e cognitivas, se dá as condições de evolução e dominação da terra. Essas habilidades desenvolvida está na base do conceito de trabalho, como dito por Lukács: “o trabalho, por si mesmo, criou o homem”,  ele afirma que o trabalho é a categoria fundante do ser social. A idéia de trabalho sempre está ligada ao esforço humano de elaborar e produzir, não só o empenho continuo e exaustivo de uma linha de produção, podendo ser ação de independência e criativa, pois que sofra um afazer autoritário , existe uma ordem produtiva em curso. O filme coloca o homem com sua responsabilidade de evolução e os fundamentais conceitos de trabalho.

Ao passar para o futuro, no momento que o macaco lança o osso para cima e muda para uma espaço nave, onde o ser humano progredir seu raciocínios e suas capacidades criação  tecnologias, passando a explorar fora da terra. Porém, isso não indicou um controle da natureza e conhecimento pleno da realidade, manifestou-se outras questões. Na busca de entender mistério do monólito, encontrado esse segundo na Lua, a ação se estende e a nave é enviada para Júpiter, com astronautas e uma inteligência artificial, HALL 900 – possui um poder de processamento e logica. Ao contrario do que aconteceu com os primitivos e o domínio do meio, aqui, os homens perdem muitas das expressões. Mas continua a disputa por poder, gerando um confronto entra a inteligência artificial e o homem, após a maquina perceber que seria desligada. Identifica-se que o homem passa da dominação das ferramentas para ser dominado por elas. O filme é uma reflexão sobre o homem, sobre sua relação com a natureza e sobre o conceito essencial do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com