TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Fazendo Meu Filme

Por:   •  15/12/2021  •  Resenha  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 7

Um, dois, três gravando!

PIMENTA, Paula. Fazendo meu filme: série completa. Belo Horizonte: Gutenberg, 2008.

        

        Você já se perguntou como seria sua vida se ela fosse um filme? Ou como seria um filme baseado em sua vida? Pois é, a maioria das pessoas não pensam nisso quando ficam mais velhas. Já os adolescentes durante essa fase da vida sonham, pensam e planejam todo seu futuro, entretanto eles não contam com as surpresas que o destino acarreta. Mas se você pudesse escolher entre um amor verdadeiro ou um intercâmbio? Entre uma vida com sua família e amigos ou uma viajem para realização de um sonho que não sabe se vai dar certo? Todas essas são perguntas e questionamentos que a nossa protagonista irá enfrentar durante todas as páginas lidas dessa história.

Paula Pimenta nasceu na capital Belo Horizonte (Minas Gerais) no dia 02 de junho de 1975. Com apenas dezesseis anos recebeu uma oportunidade de realizar um intercâmbio durante seis meses nos Estados Unidos. Quando regressou ao Brasil começou a cursar jornalismo, mas não chegou a conclui-lo, entretanto formou-se em publicidade pela PUC de Minas Gerais pouco tempo depois. A publicitária começou sua carreira de escritora em 2001 com o livro de poemas intitulado “Confissões”. Depois de um tempo embarcou em uma viajem à Londres para aulas de “escrita criativa”, nesse período começou a desenvolver um romance baseado em um amor impossível de sua adolescência, assim idealizou-se a narrativa de Fani, que logo virou a coletânea “Fazendo meu Filme”. Após ser lançado o primeiro livro da coleção: “Fazendo meu filme: A estreia de Fani” em 2008, Paula Pimenta começou a ganhar sucesso absoluto entre os adolescentes, que consiste até hoje. Suas coleções já viraram best-sellers, Paula já foi escolhida como um dos 100 brasileiros mais influentes segundo a revista Época em 2012. Atualmente ela escreve para a coluna Blogosfera, da revista Veja. Suas obras literárias são muito conhecidas entre os jovens e é considerada uma das principais escritoras juvenis do Brasil. Também escreveu a coletânea “Minha vida fora de série”, além de livros como: “Cinderela pop”, “Princesa Adormecida”, “Princesa das águas” etc.

A coletânea “Fazendo meu filme” escrita por Paula Pimenta é dividida em quatro livros, cada um descrevendo um período importante na vida da protagonista. Além de serem divididos em quatro partes cada uma delas ainda possui diversos capítulos e cada um deles é iniciado com uma frase ou citação importante de algum filme que foi um marco na vida da adolescente. E no meio/final de cada livro se tem ainda nomes de filmes onde as frases foram retiradas e músicas de bandas famosas internacionais e nacionais, que se baseiam a escrita.         

O primeiro livro é intitulado: “Fazendo meu filme: A estreia de Fani”, essa narrativa começa nos contando a história de uma adolescente chamada Estefânia Castelino Belluz (protagonista), apelidada de Fani. Ela está vivendo sua vida normalmente com sua família e amigos, entretanto quando ela menos espera aparece a oportunidade de ir fazer um intercâmbio à Londres. Rodeada de dúvidas quanto a sua viajem e de mistérios contendo bilhetes de amor e mensagens secretas, a menina não sabe se larga sua rotina para ir viver novas aventuras ou se fica e vive seu grande amor. Após muitas desilusões amorosas, brigas e preocupações com a escola, Fani decide seguir seu rumo.  Antes de embarcar para seu destino a jovem descobre que o dono de seus enigmas amorosos é seu melhor amigo Léo, a menina então detecta um amor recíproco, mas agora é tarde demais para desistir de tudo. Fani embarca no avião com uma promessa feita por Léo de esperá-la até sua volta do intercâmbio. Mesmo assim ela segue com um pensamento: “Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a própria vida” (Pag. 331).

Já no segundo livro: “Fazendo meu filme: Fani na Terra da Rainha”, a nossa menininha sofre muito no começo pela adaptação em um novo lugar e com novas pessoas, mas principalmente por ter descoberto uma nova paixão e ter que se afastar dela. Depois de querer voltar várias vezes para casa e de uma habituação difícil, Fani começa a gostar da cidade e começa a sair com sua nova “irmã”, as duas vivem várias aventuras e conhecem dois meninos. Devido a um rompimento difícil com Leo pouco tempo depois de sua chegada a Terra da Rainha e ainda por telefone, Fani tem um novo pensamento “Da próxima vez que for destruir o coração de alguém, pense duas vezes. Você pode estar lá dentro.” (Pag.61), então a adolescente decide dar uma chance a um novo garoto, mas os dois terminam logo quando ela volta ao Brasil.

“Somos nós que resolvemos como a nossa vida vai ser. Algumas já estão marcadas, mas nós temos o poder de mudar quase tudo, de reconstruir, de fazer a ''viagem'' com quem e como preferirmos.” (Pag. 206). Essa frase descreve bem o terceiro livro: “Fazendo meu filme: O roteiro inesperado de Fani”. A adolescente volta ao Brasil e descobre que Leo nunca quis terminar o namoro dos dois e que o término foi só uma desculpa para adiar o retorno da jovem à sua casa, mas que ele nunca a esquecera. Os dois vivem uma intensa paixão, entretanto o ciúmes de Leo começa a tornar-se excessivo. Quando o ex-namorado londríaco de Fani vai até ela e faz uma proposta de estudo e emprego em Hollywood (Estados Unidos) como cineasta, Fani pensa em não aceitar a oferta de Cristhian por Léo, mas depois de um término frustrante entre Fani e Léo por um beijo roubado, a adolescente não pensa duas vezes, arruma sua mala e marca a data de sua passagem para os EUA, deixando seus pais muito orgulhosos pela escolha que a filha tomou.

No último livro da séria: “Fazendo meu filme: Fani em busca do final feliz”, depois de anos estudando e agora empregada, Fani faz um filme que está indicado para uma famosa premiação do exterior. Para tal evento uma revista eletrônica brasileira decide ir entrevistá-la e prestigiá-la, o que menos esperávamos acontece: o jornalista que entrevistará nossa cineasta é Leo. “Ele era a razão da minha euforia. Mas era também o culpado pelas minhas lágrimas.” (Pag.401). Depois de tanto tempo separados e das vidas terem seguido, os dois protagonistas se reencontram e toda aquela paixão imatura e guardada desde a juventude ressurge, entretanto Léo está noivo. Mas os dois jovens começam a lutar para conseguirem o final feliz que tanto esperam, após muitas idas e vindas durante os anos e muitos desencontros, o casal fenômeno adolescente ficam juntos e se tornam noivos. E assim termina a série mais vendida da autora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com