TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ilustrada Sobre Leitura Do Livro “Cartas A Um Jovem Terapeuta’’

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

1°SEMESTRE BACHAREL PSICOLOGIA

LÍVIA GREGOTTI BERNARDELLI

RA: 131203811963

RESENHA ILUSTRADA SOBRE LEITURA DO LIVRO

“CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA’’

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2023

CARTA A PSICOLOGA DO ANO 2028

Lívia Bernardelli

Querida Titi,

Felicitações! Começo essa carta muito feliz e extremamente ansiosa pra saber por onde isso tudo vai me levar. A proposta dada em aula, foi sobre uma carta que eu mesma iria ler quando pensasse em desistir e a primeira coisa que me veio em mente foi o meu motivo para a escolha desta profissão que sempre me encheu os olhos. A psicologia vai além de se sentar em uma cadeira de consultório e perguntar ao paciente/cliente: ‘’ mais o que você pode fazer para isso mudar?”.

 E para que não percamos o foco, vou pontuar os seguintes motivos atuais que temos para o bacharel em psicologia:

  • É e sempre foi meu sonho ser psicóloga;
  • Apreciamos refletir sobre a existência humana;
  • Empatia é meu forte;
  • Vejo na psicologia a oportunidade de ajudar a salvar vidas.

 O sonho de ser psicóloga nasceu junto a um projeto que participei no ano de 2017 quando ainda cursava o ensino médio. O projeto se chama: Grupo de Estudantes Solidários, mais conhecido como GESOL. Nesse projeto pude perceber o quão vulnerável as pessoas de baixa renda são e em principal ponto as crianças. No projeto acompanhei várias creches de áreas carentes de São José dos Campos e eu aprendi muito sobre a vida nessas visitas. Uma das histórias mais fortes foi no dia que descobri o porquê da existência do projeto.

 O fundador era um senhor que morava em um bairro que foi alvo de uma pesquisa em que era estudado o índice de mortalidade infantil e para a surpresa de todos o maior índice foi aquele bairro. O projeto soube das histórias e resolveu ajudar aquelas crianças proporcionando mais qualidade de vida, na compra de alimentos, roupas, brinquedos, etc... Com o tempo, o projeto cresceu e os índices da pesquisa   foram reduzindo até chegar à escala zero. No dia do resultado da pesquisa de campo, eu tive o privilégio de estar lá e pude ver e felicidade daquele homem em ajudar aquelas crianças. Mesmo tendo pouco ajudou os que não tinham nada.

 Sabendo como são as crianças, muitas perguntas ficaram sem respostas naquele lugar, e falando em sonho, o meu sonho é voltar no local da pesquisa e fazer um projeto social pra levar palavras de entendimento e melhorar a saúde mental daquelas pessoas. Ainda estou no primeiro semestre de psicologia, o pouco que conheço sobre a profissão me faz querer saber mais e mais. Facilmente eu leria todos os livros de psicologia que estão na biblioteca, pois minha sede em saber sobre a existência humana, sobre as questões internas e externas do ser humano me faz todos os dias acordar com vontade de viver a vida e extravasar todo esse sentimento único que me rodeia de felicidade, sonhos sendo realizados, conquistas e metas batidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (358.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com