TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro Psicose

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

Psicose: resenha crítica sobre a obra

Thays Alessandra Seyferth[1]

Cintia Adam[2]

        O romance clássico de Robert Bloch (1917 – 1994), escrito originalmente em 1959 e responsável por inspirar uma das maiores obras cinematográficas de suspense, o filme “Psicose” (1960), do renomado cineasta Alfred Hitchcock (1899 – 1980), conhecido mundialmente pela cena em que Mary Crane é assassinada no chuveiro, ganhou uma nova edição em 2013, realizada pela editora Darkside books, com tradução de Anabela Paiva.

        O filme de Hitchcock sem dúvidas é envolvente porém, como ocorre na maioria dos casos, o livro se sobressai. Trata-se de uma história fascinante, onde são mostradas as visões tanto da vítima Mary e de seu contexto social quanto do assassino Norman.

        A narrativa realmente consegue prender o leitor e estimula-o a ler até ser capaz de solucionar os diversos mistérios envolvidos, o que torna a leitura difícil de abandonar. Por fim, o desfecho é surpreendente e leva-nos a instigar a mente humana, bem como sua capacidade de criar realidades paralelas a fim de camuflar traumas vivenciados.

        A trama inicia-se quando o imaturo Norman Bates, de 40 anos, discute com sua mãe, Norma Bates, uma senhora rabugenta e superprotetora. Em meio à discussão, um hóspede chega ao motel o qual mantém. Norman cuida de sua recepção.

        A hóspede era Mary Crane, uma mulher de 27 anos, que fugira com 40 mil dólares oriundos do escritório onde trabalhava. O dinheiro deveria ser depositado no banco, mas seus planos eram quitar a dívida de seu namorado, Sam Loomis, que conhecera durante uma viagem e residia em Fairvale, para que pudessem se casar e viver com dignidade.

        Sua irmã, Lila, com quem dividia o apartamento, viajara, e seu chefe não descobriria nada até segunda-feira. Assim sendo, Mary parte em direção à Fairvale, mas, durante o trajeto, erra o caminho e decide repousar no motel de Bates, registrando-se como Jane Wilson.

        Mary janta com Norman e, durante a refeição, este lhe conta sobre as enfermidades mentais da mãe, afirmando ser culpa sua por não tê-la deixado se casar novamente quando seu pai os deixou. Após o jantar, Bates vai ao seu escritório e Mary, ao seu quarto, onde reflete e resolve devolver o dinheiro. Após a decisão, vai para o chuveiro, onde é morta a facadas por uma senhora idosa.

        Em seu escritório, Norman observa sua hóspede furtivamente e acaba por adormecer. Quando acorda, nota que o chuveiro ainda está ligado. Ao investigar o fato, encontra o cadáver de Mary e lembra-se que sua mãe, que proibia o contato do filho com mulheres, também possuía as chaves do motel. Ela matara Mary.

        A fim de proteger sua mãe, doente e incapaz de responder por seus atos, Norman se desfaz das provas da crime, afundando o corpo em um pântano e limpando o quarto onde Mary se hospedara.

        Uma semana após o assassinato, Sam é visitado por Lila e pelo investigador Milton Arbogast, contratado pelo escritório em que Mary trabalhava, desejando obter informações sobre Mary. Ao constatar que Sam não sabe de nada, Lila deseja comunicar o caso às autoridades, mas Arbogast lhes pede mais um dia de investigações.

        No dia seguinte, o investigador lhes telefona, dizendo ter descoberto que Mary estivera no Motel Bates e, segundo Norman, havia saído no dia seguinte. Arbogast promete retornar assim que interrogasse a velha sra. Bates, que avistara na janela da casa.

        Norman não queria permitir o interrogatório, pois sabia o que sua mãe faria, mas não havia escolhas. Ao entrar no quarto de Norma, Arbogast é assassinado, assim como Mary. Novamente, Norman joga o corpo no pântano, assim como o carro do investigador.

        Como Arbogast não retornara, Sam e Lila entram em contato com o xerife local, Chambers, que liga para Norman. Bates confirma que o investigador estivera no motel, mas partira para Chicago. Precipitadamente, Chambers conclui que Arbogast era um charlatão que havia encontrado o dinheiro e fugido com ele, afinal, mentira sobre ter avistado a mãe de Bates, que cometera suicídio junto com o namorado, Joe Considine, 20 anos atrás.

        Lila questiona-se se o investigador não haveria realmente avistado uma mulher, e se ela não seria Mary. Com a hipótese, convence o xerife a investigar o motel, mas este não encontra nada. Insatisfeita, vai pessoalmente ao local, acompanhada de Sam.

        Ao revistar o quarto onde Mary esteve, encontram um de seus brincos, manchado de sangue. Lila deseja ir de imediato até a casa, convencida de que sua irmã está lá, mas Sam a convence de procurar o xerife. Sam fica no motel, para não levantar suspeitas.

        Norman ouvira a conversa dos dois, e sabia de seus planos, mas manteve isso em segredo. Ao conversar com Sam, revela viver com a mãe, que não estava morta, pois tinha a retirado de sua cova e a feito reviver. Neste momento, revela ter ouvido a conversa entre Sam e Lila, assim como tê-la visto ir em direção à casa. Em seguida, Bates atinge Sam com uma garrafa, o deixando inconsciente. Horas depois, Sam é acordado pelo xerife Chambers, que voltara ao motel em busca de Sam. Lila ainda estava na casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com