TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Holocausto Brasileiro

Por:   •  10/4/2019  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA

Departamento de Psicologia

Disciplina: Atenção Psicossocial em Saúde Mental

Profº. Drº Zaeth Aguiar do Nascimento

Aluno: João Vinícius de Araújo Lima

Resenha: O Holocausto Brasileiro

        O documentário “O Holocausto Brasileiro” traz, sumariamente, a história do Hospital Colônia de Barbacena através de relatos, imagens, histórias e registros, especialmente focando o período entre 1930 a 1980. Os relatos, registros e histórias sobre o hospital apontam para um período em que o hospital viveu um extermínio de seus pacientes.

        A força com que o documentário traz os acontecimentos, detalhando os horrores que aconteciam dentro do hospital através de relatos de quem vivenciou tudo é muito emocionante e pesado para quem assiste. A forma como a condição humana foi reduzida ao máximo dentro do hospital, em que as pessoas foram reduzidas a bicho, indesejadas por suas famílias, largadas para morrer em um hospital truculento.

        Uma parte muito interessante a qual me chamou atenção foi quando a autora do livro “O Holocausto Brasileiro”, Daniela Arbex, durante a coleta de informação e de relatos ela diz que sempre perguntava aos entrevistados de quem era a culpa de toda aquela barbaridade que havia acontecido, segundo ela uma das entrevistadas disse que a culpa foi de todos nós. A reflexão que vem em seguida consegue ser ainda mais forte, Daniela fala que todos falharam com aqueles pacientes, a sociedade brasileira, o estado, os familiares, o próprio hospital. Todos foram responsáveis pela morte e descaso dos 60 mil pacientes que morreram no Hospital Colônia.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (188.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com