TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Psicologia do Esporte

Por:   •  13/6/2019  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Pitágoras

Curso de Psicologia

Resenha

ALUNA :  Mairlyn Mirely Melo Souza

MINI CURSO ANALISADO :  

Introdução a Psicologia do Esporte .

Ministrante Maria Emília Alvares

CREDENCIAIS DO MINISTRANTE  

Maria Emília Alvares, mestre em saúde materno infantil (UFMA), especialista em psicologia do esporte, docente das faculdades Pitágoras e UNDB. Coordenadora da comissão de psicologia do esporte do conselho regional de psicologia.

OBEJTIVO DO MINI CURSO

O objetivo do minicurso é proporcionar ao ouvinte uma visão geral da introdução da psicologia no esporte, ressaltando sua historicidade e seus campos de atuação.

A palestra foi feita em linguagem simples dentro de uma perspectiva histórica e campos de atuação, permitindo o ouvinte compreender as razoes históricas e sociais que originaram nessa ampliação de conhecimento da psicologia do esporte.

IDEIAS CENTRAIS  

Sobre uma discussão de interesse da psicologia dentro da área esportiva, vem da área da educação física. Percebendo assim a importância do psicólogo nesse contexto esportivo, tendo campo de atuação do psicólogo nesse meio , assim dando o foco nos atletas quanto a suas emoções, comportamentos que poderiam apresentar ou apresentavam enquanto à uma competição.

No Brasil, a psicologia do esporte tem o seu reconhecimento a parti do ano 2000 como área de atuação do psicólogo, sendo um grande marco. A nova terminologia da área é a psicologia do esporte e do exercício, tendo que esporte e exercício são fenômenos diferentes havendo objetivos, expectativa e obrigações distintas, porém o ponto comum entre eles é uma prática de atividade corporal em ambas.

Notamos que a psicologia do esporte começou como ciência do esporte, para entender o que é fazer um esporte, o que acontece com quem prática, implementação de melhoria para o rendimento quanto aprimoramento pessoal na vida do indivíduo nesse contexto. Para que haja uma maximização de rendimento e também entender um pouco do lado humano daqueles que praticam ou os que fazem parte dessa área.

Para atuação da psicologia do esporte tem dois campos bem generalizado que é entender os fatores psicológicos afetam o desempenho e entender como a participação em esporte e exercício afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde. Temos vários papeis do psicólogo esportivo no ramo educacional, pesquisador, clinico na intervenção .

A parti dos campos falado podemos citar o campo do alto rendimento no caso do atletismo, trabalhando nos aspectos psicológicos para melhorar o rendimento do atleta. No âmbito de reabilitação esportiva que e a vivencia do luto, uma assistência para  acelerar essa recuperação entres outros.

APRECIAÇAO CRITICA

O principal mérito do minicurso é a abrangência da atuação do psicólogo, falando sobre psicologia do esporte e do exercício. Trazendo um olhar crítico para sua indispensável atuação na área esportiva.

A palestra foi numa linguagem simples e clara , de fácil entendimento  e compreensão do ouvinte tendo debates e participação dos presentes tendo o seu objetivo compreendido e resultando em benefícios para aprendizado .

A professora aponta reflexões apresentadas ao um novo delineamento para o trabalho do psicólogo na área esportiva, que difere do modelo psicoterapêutico. A incisão da psicologia em espaços como nas academias, nas escolas na área de educação física entres outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com