TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Psicoterapia do Oprimido

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  2.194 Visualizações

Página 1 de 2

A "normalidade" do indivíduo é baseada a partir de suas funções relacionadas à manutenção do sistema socioeconômico, colocando a sanidade do indivíduo como uma síntese de sua produtividade na perpetuação deste sistema (Sendo rico, haja como rico e tenha pobres trabalhando para você. Sendo pobre, haja como pobre e trabalhe para uma pessoa rica.) (Psicoterapia do oprimido PG - 43)

Qual são as principais queixas dos pacientes/Família do paciente relacionadas ao trabalho do paciente no primeiro encontro?        

Existe alguma relação direta entre nível socioeconômico com determinada patologia apresentada? E acadêmico?

Qual as principais patologias apresentadas com pessoas que possuem cargos de trabalho que requerem mais esforço braçal(Auxiliar de produção, pedreiro, faxineiro, etc) e esforço mental (Executivos, analistas, empresários, gerentes, etc) ?

A imposição da cultura europeia colonizadora possui inúmeras funções, dentre elas desapropriação da cultura nativa, do eu e da submissão do povo e este que, ao adotar estes valores nomeados como "Educação", começa a questionar e mensurar culturas, atribuindo mais valores positivos à educação colonizadora e denegrir a cultura local. Desta forma, aprendendo a ver a própria cultura nativa como algo negativo, atrasado, grosseiro ou barbaro, o povo se buscar de maneira expontânea se apropriar mais da cultura europeia. (Psicoterapia do Oprimido - P 60 e 61)

Existem costumes culturais (tradições) que agravam o quadro de pacientes? Quais?

A igreja tradicional é uma grande colaboradora da imposição da "Normalidade, difundindo de conceitos relacionados a obediência, temerosidade, adaptação, sacrifícios e passividade. Além da disseminação destes ideais, ela também é responsável por atribuir valores positivos ao celibato (Voto de castidade) que acaba sendo uma grande ferramenta de imobilização social (é entendido que, para se ter animais calmos e mansos, basta castrar-los.) (Psicoterapia do Oprimido - P 62, 63 e 64)

Qual a importância da relação sexual para a recuperação do paciente e como ela é tratada?

Existe uma relação significativa entre o credo do paciente e o tempo de recuperação?

Como e quais são as patologias relacionadas à religião do paciente? Como são tratadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com