TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Textual Trabalho e Globalização

Por:   •  29/1/2021  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Centro de Ciências Tecnológicas – CCT

Curso de Engenharia Civil

Disciplina: Sociologia do Trabalho

Aluno: Fabrício Everton Miranda – 201604610

Resumo do Texto 01: Trabalho e Globalização

Para a inicial contextualização do assunto, é importante ressaltar que o termo mundialização é utilizado em países do hemisfério norte e globalização por países do hemisfério sul.

Esses termos não possuem uma definição específica, podem ser apresentadas de várias formas que variam no tempo de acordo com o seu avanço. Desta forma, Lautier afirma de forma categórica que a globalização no ponto de vista qualitativo, é recente e quantitativo, é recente (LAUTIER, 2006).

Samir Amin acredita que a mundialização é imperialismo, pois sua lógica é organizar um apartheid na esfera mundial (AMIN, 2002). Immanuel Wallerstein (1988) e Isabel Monal (2005) defendem que a mundialização é um processo antigo e está localizada no interior do regime capitalista. Wallerstein ainda afirma que a mundialização é um processo de finalização no século XX da expansão do sistema-mundo capitalista, através do planeta.

No atual contexto da mundialização, assistimos à consolidação de regulamentações concernentes ao direito do trabalho, bem como ao advento de políticas públicas de emprego que enfraquecem, cada vez mais, os trabalhadores frente aos patrões. Estas políticas foram adotadas e generalizadas pelos governos neoliberais e social-liberais. Elas foram preconizadas como fundamentais para a saída da crise, assim como para a busca da estabilidade monetária e da flexibilidade do emprego e do trabalho, dentre outras premissas supostamente indispensáveis para o crescimento econômico. Desde então, a desregulamentação do mercado de trabalho se tornou um imperativo para a acumulação capitalista.

Políticas de inspiração neoliberal favoráveis às empresas e aos detentores do capital financeiro, instalam-se face à mundialização do capital, em detrimento dos interesses dos trabalhadores. Este novo dogma ideológico foi praticado pelos Estados (inicialmente pelos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha) por intermédio de uma série de reformas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com