TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Trabalho de Metodologia

Por:   •  19/7/2019  •  Monografia  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Bibliográfica do Livro Metodologia do trabalho acadêmico.

Cap. 4 – Estrutura Básica de um trabalho acadêmico.

FONTANIN, Kátia Alves de Oliveira.; LOURENÇO, Rosenery loureiro. Metodologia de Trabalho Acadêmico. Barra Funda/SP: SGEC – Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2019. p. 21 – 30.

O livro de Metodologia do Trabalho Acadêmico, editado e publicado no Brasil em 2019, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 74 páginas e 5 capítulos, o livro aborda temas a respeito da PESQUISA (metodologias e formas básicas a respeito de sua apresentação), bem como fala da estrutura básica de um trabalho acadêmico e de normas para citação e referência.

O Capitulo 4, objeto da presente resenha, tem como título: Estrutura Básica de um trabalho acadêmico. Ao iniciarem capítulo as autoras  falam que devem conter elementos Pré-textuais, elementos textuais e elementos complementares e Pós-Textuais. Elas falam de cada detalhe e da importância desses detalhes na elaboração dos trabalhos acadêmicos, como por exemplo formato e fonte, margem espaçamento entre linhas, paginação entre outras coisas. Um dos pontos que as autoras falam importante é a capa falando que a capa deve conter as informações transcritas na ordem a- nome da instituição; b- nome do autor; c- título do trabalho d- subtítulo, se houver; f- nome da cidade da instituição; g- ano da entrega. Elas ainda abordam que quando houver mais de um autor eles devem ser relacionados em ordem alfabética do primeiro nome. As autoras ainda explicam que o título deve ser claro, objetivo e preciso, contendo palavras que identifiquem o conteúdo. Quando houver subtítulo ele deve estar subordinado ao título principal e precedido de dois pontos (:).

Continuando os tópicos das autoras elas abordam a respeito da importância do sumário. Como elementos textuais que representam a parte do trabalho em que é exposta a matéria pesquisada. Fala também da Importância da introdução que é a parte inicial do texto, nela devem ser apresentados a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, a justificativa e outros elementos necessário para situar o tema do trabalho.  As autoras ainda falam do desenvolvimento do trabalho falando que esta é a parte principal do texto, pois contém  a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Falando também que o desenvolvimento deve  ser dividido  em seções e subseções, que variam  em função tanto da abordagem ao tema quanto ao método de pesquisa. E não menos importante a autos abordam sobre a conclusão do projeto que no caso é a parte final. Nela apresentam-se as considerações finais correspondentes aos objetivos ou hipóteses da pesquisa. Deve-se limitar a um posicionamento resumido e objetivo da argumentação desenvolvida em todo trabalho, estando evidentemente embasado e fundamentado na pesquisa realizada.

As autoras concluir falando sobre ilustrações falando que todas as ilustrações (com exceção a tabelas) a identificação deve está localizada em sua parte inferior, e seguir um número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábicos, do seu respectivo tipo. Fala também que a identificação deve estar alinhada à esquerda em relação à ilustração e conter espaçamentos simples.

Manoel Bento da Silva, aluno do Instituto Teológico Quadrangular – 1° ano do Curso Livre em Teologia- CLT/EAD – Imperatriz/Ma. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com