TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de psicologia do trabalho

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

        Resenha: Suas habilidades no trabalho mudam conforme a idade

A reportagem da Revista Exame trouxe o resultado de um estudo da Universidade de Massachursetts of Technology (MIT) e parceria com o Hospital Geral de Massachussetts, publicada em 2014, o estudo analisou desde 2008, 50 000 testes em funções do cérebro nos EUA, indicando que o cérebro não tem uma idade certa com as suas funções máximas funcionando, pois cada idade tem um pico de desempenho de inteligência diferente máxima.

A pesquisa mostra que existe fatores que ficam melhor com o passar dos anos e outras são melhor desempenhadas na juventude. Assim se pode dizer que o cérebro em todas as suas idades tem algo de bom, enquanto outras funções já não funcionam bem. Mas isso não é uma regra, pois, as particularidades dos indivíduos na mesma faixa de idades, são maiores do que as diferenças entre os grupos em si. Como já se especulava, o cérebro com o passar dos anos perde algumas funções como memoria, mas a experiência de vida faz que as pessoas adquiram outras habilidades, principalmente as sociais e maturidade.

Assim entender o funcionamento do cérebro, se pode ter uma ideia das razoes do porque as pessoas são boas em umas coisas em certa idade e não são em outras. Assim na perspectivas de um uma empresa, as funções, cargos e cobranças podem ser baseadas nessas informações.

Um jovem de 18 a 20 anos tem grande habilidade de processar informações, aprender rapidamente, mais alto confiança em seus reflexos, coragem pra encarar novos desafios e metas, segundo o  Vladimir Ponczek, coordenador do Learn, laboratório de pesquisa e análise do aprendizado da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Assim se pode cobrar ou esperar essas qualidades desse jovem e encaminha-lo para funções que exigem essa característica. Porém nessa idade o estudo aponta que esse individuo não tem habilidades no vocabulário e pouca habilidade de fazer uma analise mais profunda dos fatos, assim se pode evitar que esse jovem não desempenhem funções que exigem essas funções, mas ao mesmo tempo esse jovem pode ser trabalhado esse déficit, instruindo ele a observar mais e assim adquirir mais experiências.

Aos 25 anos o cérebro funciona melhor com a memoria recente, uma alto habilidade de reter novas informações. Que indica que pequenos detalhes podem ser percebidos com maior facilidade. Porem nessa idade é a transição para a fase adulta, nessa idade o individuo tem dificuldade de lidar com as suas emoções, podendo mostrar irritabilidade, raiva, dificuldade de lidar com frustrações ou pouca habilidade social. Para melhor melhorar o desempenho desse individuo, se pode trabalhar a lidar com as emoções, com as frustrações do dia a dia e a relação com os colegas de trabalho e vida pessoa. Trabalhando a melhor que ele tem, se pode melhorar a organização, já que a memoria curta é fundamental para o aprendizagem.

Aos 30 anos o individuo possuem uma grande habilidade com o convívio social, embora não pareça habilidade cognitiva, mas a habilidade de reconhecer pessoas que conhece pouco, está no auge. Uma função ideal para o convívio social. Porém a rapidez de absorver novidades, vai ficando lenta, que pode dar a impressão ao individuo que ele está ficando lento para aprender. Para aproveitar bem essa idade, deve-se trabalhar o melhor habilidade para esse período, trabalhar a interação social que é muito satisfatória para esse período. Já que geralmente nessa idade os funcionários ocupam cargos de liderança, assim é bom para uma rede de contatos e aproximar das pessoas.

Dos 40 aos 50 anos está em alta a inteligência emocional, a capacidade de reconhecer as emoções alheias estão apuradas. A habilidade de saber que os outros estão pensando ou sentido ficam bem altas, juntos também com a habilidade de raciocínio lógico. Isso pode ser trabalhados para funções que exigem essas característica ou recrutar novos profissionais. Porém a memoria de curto prazo está em baixa, então fica fundamental a anotação de compromissos e tarefaz a ser cumpridas para melhorar o desempenho desse individuo. Nessa fase é melhor para lidar com as pessoas de forma madura e entender o que essas pessoas querem. A inteligência emocional é muito valorizado no mercado de trabalho, pois lidar com os sentimentos dos outros e entende-los é fundamental para um bom desempenho social e assim fazer projetos e encontrar novas conexões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com