TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: O menino e o Tuim

Por:   •  2/11/2022  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro: “O menino e o tuim” – Rubem Braga.

Dois amigos acharam 3 filhotinhos de Tuim dentro do ninho de João-debarro. Um dos meninos os levou para sua fazenda para cuidá-los. Deu comidinha, mas apenas um sobreviveu.

O Tuim voava pela fazenda, mas sempre voltava com o chamado do menino. O pai, preocupado com o apego do menino ao pássaro, o advertia que tuim não gostava de viver sozinho. Que se um dia passasse um bando de tuins, que seu pássaro iria embora com eles. Que se não quisesse que isso acontecesse, para prendê-lo em uma gaiola, mas que, de certo, ao ouvir o bando passar, ele morreria de tristeza.

Os dias se passaram e o menino sempre com medo de que isso acontecesse, até que aconteceu em uma certa manhã. O menino sofreu mas o pai lembrou-lhe que já o havia avisado sobre isso. Contudo, após uns dias, o tuim retornou a fazenda, surpreendendo a todos.

Mas já acabava o período de férias e o menino precisava retornar para sua casa na cidade. Surgiu a dúvida de levar ou não o tuim, e resolveram levar.

Na cidade, o tuim não saberia sobreviver, então o menino só o deixava voar dentro de casa, com as janelas fechadas. Mas a mãe e a irmã reclamavam que sujava tudo. A solução era deixar voar no quintal e chamá-lo sempre que tentasse voar para longe.

Um dia, esse plano não funcionou e o menino perdeu o pássaro. Foi procurar de casa em casa, por várias ruas, sem sucesso. Teve a idéia de ir no armazém e perguntar se alguém havia comprado uma gaiola. Assim, o menino foi certeiro na casa de quem achou o tuim e o trouxe de volta.

Com muito medo de perdê-lo novamente, o menino resolveu cortar as pontinhas das asas do tuim, para que não mais voasse para longe. E assim, deixou o pássaro solto, sentindo-se seguro de que não mais o perderia. Ao retornar para dar comida ao Tuim, só encontrou algumas penas verdes e uma mancha de sangue no chão. Subiu para olhar pelo muro e viu o vulto de um gato ruivo que sumia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com