TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: PROCESSO GRUPAL E A QUESTÃO DO PODER EM MARTIN-BARÓ

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  2.206 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto: PROCESSO GRUPAL E A QUESTÃO DO PODER EM MARTIN-BARÓ

Martin Baró (1989) faz menção ao trabalho de Lane (1984) e ambos falam em processo grupal e não em grupo, o que representa além da diferença de denominação, uma diferença de fenômeno estudado.

Martin Baró aponta que a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva individualista e o ahistoricismo são problemas da maioria dos modelos de teorias grupais utilizados pela psicologia social. Para superar esses problemas, uma teoria dialética sobre o grupo humano deve dar conta da realidade social sobre o grupo, sem levar em contaas características pessoais dos indivíduos, deve incluir tanto os pequenos grupos como os grandes grupos e incluir como um de seus aspectos básicos o caráter histórico dos grupos humanos.

O autor ressalta que o grupo é um conjunto que não pode ser reduzido à soma de seus membros e que a análise do processo grupal deve ser baseada na identidade do grupo, no poder do grupo com relação a demais grupos e a atividade grupal. Utiliando-se dessas três dimensões, Martin Baró diferencia os grupos em primários, funcionais e estruturais.

O autor afirma que o poder está presente em todos os aspectos da vida humana e que na perspectiva da psicologia social, a análise do poder na vida cotidiana pode ser mais relevante.

Do ponto de vista da psicologia social, o poder tem tendência a ocultar-se e a se negar como tal. Essa tendência é demonstrada nos estudos sobre a socialização, que é uma das formas mais eficazes de ocultação do poder que busca a normatização da ação-humana.

Segundo Martin Baró, o poder pode influir no comportamento das pessoas e dos grupos impondo uma direção concreta à ação e configurando o mundo das pessoas e determinando os elementos dessa mesma ação.

O autor ressalta que o poder está baseado na posse diferencial de recursos que permite que alguns imponham seus interesses a outros. Assim, os grupos mais poderosos serão aqueles que disponham de recursos materiais, culturais e pessoais.

Os parâmetros utilizados para a análise do processo grupal não podem ser pensados isoladamente, mas articulados e influindo um no outro.

Referências bibliográficas:

MARTINS, Sueli. Processo Grupal e a Questão do Poder em Martin-Baró.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com