TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha estrelas alem do tempo

Por:   •  25/3/2019  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Estrelas alem do tempo é um filme que retrata a historia de tres cientistas que trabalharam para a NASA na decada de 60, e que nesta epoca nos EUA existia uma enorme segregação racial. No filme e tambem nesta epoca nos Estados unidos, em especifico as tres protagonistas do filme: Katherine, Mary e a Dorothy, sofriam preconceitos raciais de todas as formas possiveis, sejam elas advindo de pessoas brancas mas tambem até mesmo por pessoas negras. Porem no contexto que o filme se passa, é durante a corrida espacial que houve naquela epoca, que necessitava de uma coletividade para que no caso os EUA ganhasse esta corrida.

O filme faz com que tenhamos diversas pausas para refletir sobre assuntos que no remetem a materia estudada. De forma bem explicita e sem deixar de forma mascarada e "hollywood(ana)" o ponto chave do filme que trabalha a inclusão e exclusão, como pode ser vista em diversas cenas do filme, desde pontos denominados para pessoas de cor em que elas possam fazer tudo, seja trabalhar, area de lazer, banheiros, bebedouros publicos, dentre outros que não estava ligado apenas ao trabalho. Mas sim a todo um contexto social de separação dos negros e brancos numa mesma sociedade.

Mas tambem não se limitando apenas a isto, pode-se notar tambem racismos e preconceitos dentro desse processo de exclusão, como em uma cena simbolica em que a Katherine entra pela primeira vez na sala da força tarefa espacial e que é confundida como uma funcionaria da area de limpeza. Porem não apenas de fatos negativos sociais se foi feito este filme, mas tambem sobre o processo de inclusão dos negros na sociedade, ou ao menos retratado no filme dentro da NASA, que é o "orgulho" de uma nação considerada um País de "brancos" nesta epoca especifica da corrida espacial.

Com o decorrer do filme nota-se este processo de inclusão e quebra de paradigmas e certos preconceitos ou ao menos o processo de transformação dos mesmos, sendo por exemplo o chefe de Katherine percebendo a desnecessariedade de banheiros separados por etnia, e que esse processo exclusorio apenas tinha consigo mais contras do que prós, fazendo com que sua assistente tivesse que perder um enorme tempo apenas para ter que ir ao banheiro.

Porem, o filme tambem busca colocar uma reflexão de coletividade com falas que demonstram a necessidade e importancia na união de todos, e a busca de poder na voz daqueles que são excluidos socialmente. Ir de forma processual buscando a quebra dessas raízes exclusorias como uma força em conjunto, e indo contra a meritocracia que é imposta sobre todos os negros.

É de extrema importancia destacar que o processo de inclusão não se deve, a um individuo ou a busca dessa inclusão por parte apenas deste unico individuo, mas sim de uma sociedade como um todo, como exemplo no filme que Katherine só estava onde chegou graças a incentivos vindo dos professores e da escola quando era criança para que ela tivesse uma oportunidade para alavancar ainda mais nos estudos. A sociedade necessita de uma união para quebra do processo exclusorio que mesmo tendo progredido tanto desde a epoca passada no filme, ainda aparenta estar engatinhando para desenvolvimento dessa quebra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com