TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Estrelas Além do Tempo"

Por:   •  3/7/2023  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha - Estrelas além do Tempo (2016)

O filme “Estrelas além do Tempo” (no inglês Hidden Figures) de 2016, conta a história real de três mulheres negras que foram primordiais na história da NASA nos anos 60 na época da Guerra Fria. O filme traz uma representatividade enorme e conta a história dessas estrelas que até então estavam escondidas na sombra de homens brancos. Todo prestígio e mérito dessa história é unicamente pela inteligência e capacidade dessas mulheres de fazer cálculos matemáticos gigantescos e difíceis.

A história é ambientada nos anos 60, nos mostrando logo nas primeiras cenas a segregação racial e o preconceito, além do preconceito racial, o prenconceito por serem mulheres. O enredo conta a história de Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), mulheres essenciais para o sucesso da missão do astronauta John Glenn (Glen Powell) em alcançar a lua.

Dos roteiristas Theodore Melfi e Alison Schroeder, a obra cinematográfica aborda a importância da representatividade e o poder da educação. As protagonistas enfrentam preconceito contra a sua cor e sua inteligência, ambas querem ser reconhecidas e estudar para se atualizarem, mas muitos obstáculos ao longo do caminho fazem com que elas não desistam e foquem no que tanto almejam.

A ousadia e determinação de continuarem estudando e sendo úteis para a NASA também é um dos pontos altos do filme, mesmo contra tudo e todos, as estrelas buscam se manter atualizadas e indispensáveis para a NASA. Com toda a segregação racial nos Estados Unidos, elas tinham tudo pra se darem como vencidas porém mesmo assim elas buscam provar seu valor atraves de sua inteligência.

O enredo aborda outros temas além da segregação racial, aborda assuntos como a Guerra Fria, luta das mulheres, a importancia da diversidade e a corrida espacial. No meio de tantos homens brancos, essas mulheres inspiradoras deram o seu nome e sua inteligência em prol a colocar os EUA na corrida espacial.

“Estrelas além do Tempo” é uma história real e inspiradora, o começo aborda as dificuldades cotidianas e o racismo estrutural no dia a dia de três cientistas, como o preconceito interfere no seu cotidiano e situações consideradas simples se tornam realmente incômodas em suas vidas. Até perpassar no impedimento do uso do banheiro e segregação do uso do mesmo.

Todas trabalham como “computadoras” da NASA e são muito boas no que fazem. Katherine G. Johnson é um gênio da matemática, descoberta ainda criança por uma professora, ela consegue fazer cálculos gigantescos como nenhuma outra pessoa. Mary Jackson sonha em ser uma das engenheiras da NASA e estuda pra isso, Dorothy Vaughan, apesar de não ganhar como uma supervisora e nem ser reconhecida, trabalha como se fosse já fosse uma, já que o cargo está desocupado e alguém tem que cumprir com todas as tarefas.

O longa acompanha e desenvolve as histórias das amigas e nos vai mostrando as suas peculiaridades e seus anseios, mas suas dificuldades são transpassadas com muita clareza e luta.

Em meio a tudo isso, Dorothy e Mary se veem a mercê da educação, ambas querem estudar para avançar dentro da NASA, porém por conta da segregação racial, não as é permitido. Após uma luta e série de humilhações, ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com