TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha psicologia organizacional

Por:   •  3/3/2022  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

O texto fala a respeito do papel do psicólogo nas organizações, apontando os desafios e as dificuldades que a psicologia enfrenta com as mudanças, e os cenários desconhecidos que levam a necessidade de ampliar as referências para compreender, esclarecer e interceder no campo organizacional, assim como na relação pessoal do homem com o seu trabalho.

Ouvir sobre a atuação do psicólogo nas organizações, remete as funções que compete ao setor de recursos humanos, como treinamento de pessoal, recrutamento e seleção de funcionários, porém, as atividades do psicólogo está além desses afazeres, o comportamento organizacional é uma das áreas de atuação do psicólogo e visa a pratica nos processos organizacionais que atingem e influenciam de forma negativa a relação do trabalhador com a organização.

O comportamento organizacional é entendido em três princípios, onde o primeiro se refere ao microorganizacional que tem como objetivo os aspectos que o sujeito apresenta, tanto os de aptidões quanto os de características pessoal, neste contexto o psicólogo atuara na busca da melhor relação entre as expectativas e competências do trabalhador, registrados através da divisão de tarefas, pelos processos e responsabilidades.

Outra dimensão do comportamento organizacional é a mesoorganizacional, que se refere a relação de grupos nas organizações, compreendendo e agindo no comportamento do sujeito e do próprio grupo, ocorre dinâmica de grupos e a comunicação interpessoal neste princípio. O terceiro e último princípio que se apresenta é o do comportamento macroorganizacional, que se refere ao atuar com o todo desde o próprio sujeito as relações de grupos, assim como, da empresa e de seu ambiente. Situações e problemas que foram surgindo com o tempo foram sendo sustentados por outras ciências e guiou a psicologia organizacional a um maior alcance de seu objetivo assim como uma relevância na compreensão do objetivo e de sua ação.

A psicologia industrial pode ser entendida pelo viés do comportamento microorganizacional, no que tange aos aspectos que o sujeito expressa, ou seja, era uma ciência psicológica de caráter individual e experimental de cunho clinico que atuava a organização do trabalho, dando origem a psicologia das diferenças individuais explicitas nos testes que são aplicados durante o processo da entrevista de emprego, assim como o de personalidade e de motivação e aptidão, com o objetivo de encontrar a pessoa adequada para a função buscando com isso garantir o desemprenho satisfatório do indivíduo, assim como a sua adaptação as condições do ambiente da empresa organização. Já a psicologia organizacional atua nos comportamentos das dimensões mesoorganizacional e macroorganizacional ao que se refere aos processos grupais e as relações de grupo, considerando a relação empresa e meio ambiente, e o clima organizacional, assim como os processos da cultura, a comunicação entre outros.

A psicologia do trabalho tem como foco a relação individual com uma procedência ampla no sentido de flexibilidade e estrutura, dentro de um contexto considerado diversificado, focando na relação do sujeito com o trabalho e outros sujeitos, buscando compreender os fenômenos sobre uma visão ampla a partir de várias perspectivas. Em relação a identidade do psicólogo organizacional se entende que essa se constrói a partir do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com