TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha vermelho como o sol

Por:   •  18/10/2018  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

Vermelho como o céu

A subjetividade do filme é construída entre os protagonistas do enredo, onde se enfatiza a história de Mirco Mencacci, uma criança que perde a visão com um disparo acidental da arma de seu pai e a pedido do médico é levado para um colégio interno, religioso que era referência em li dar com cegos, pois as escolas públicas não aceitavam crianças com deficiência visual e as condições da família não permitiam um bom professor particular para garantir a formação de seu filho e a sua integração na sociedade.

Os pais de Mirco não tinham outra opção a não ser a de levá-lo ao colégio que ficava longe de sua casa, mesmo distantes, eles o apoiavam, mas sabiam que estariam ausentes na maior parte do tempo sem participar do desenvolvimento de seu filho.

Já dentro da escola, Mirco se revolta com o acontecido, ele não se considerava cego porque apesar de ter sofrido um acidente, ainda enxergava sombras e só foi aceitando os fatos quando por si já não via mais a claridade da luz, a idéia de que a disciplina do colégio o ajudaria e o levaria a ser capaz de viver em sociedade, não foi absorvida na subjetividade de Mirco que não aceitava a condição de ser cego, visto que ainda enxergava vultos. E a idéia de se moldar às normas daquela instituição não lhe era bem aceita, gerando conflito interior.


         Mirco faz amizades no colégio conhecendo Felice que questiona as cores despertando curiosidades sobre as visões e Mirco passa a descrever a cor vermelha comparando com o céu, ao entardecer, o que origina o nome do filme, o azul comparando com o vento que lhe toca o rosto e o marrom como um casco de uma arvore. Mirco passa a dar sentidos ás coisas e só aceita o fato de ser cego quando por si percebe que não vê mais a claridade da luz, seu professor lhe incentivava a dar importância nas coisas existentes, que por mais que não pudesse as ver, as sentisse, assim aprendendo a identificar os objetos e as coisas em seu redor.

Durante as aulas o professor solicita aos alunos um trabalho sobre a natureza, Mirco encontra um velho gravador e o utiliza para gravar sons de objetos que tivesse uma leve semelhança com a natureza, ele tenta mostrar que da para imaginar como seria a natureza através dos sons, porém o trabalho não é aceito pelo diretor porque ele não tinha dado permissão para ninguém emprestar objetos que não fosse materiais didáticos aos alunos.

O diretor possui uma visão totalmente diferente de Mirco, apesar de já ter enxergado e ficado cego assim como ele, os dois possuem pensamentos diferentes e isso interfere na trajetória de vida de cada um.  O diretor administrava a escola de maneira rígida, aplicando aos alunos métodos antigos, seguindo o padrão da escola, os alunos eram fantoches de seus educadores, não podiam inovar, tendo sempre a mesma visão de mundo, onde aprendiam a como empalhar cadeiras, agir de maneira educada na sociedade, mas não as vivenciavam, não sabiam como era o mundo lá fora, pois quase nunca tinham a oportunidade de sair do colégio, já Mirco mostrava aos colegas como podia enxergar através dos sons lhes proporcionando vida. O fato de o diretor ser cego faz com que seja questionada a sua subjetividade de não se relacionar com os meninos e de não sentir nenhum tipo de amizade, pois tem vivido por muito tempo isolado tornando-se uma pessoa fria. O que acontece é que as experiências de Mirco não foi a mesma vivenciada pelo diretor.

Em uma determinada parte do filme, Mirco conhece Francesca e fogem do colégio, no meio do caminho eles encontram Ettore, um ex-estudante da escola, cego, que participava de protestos públicos, Ettore fez com que Mirco enxergasse o mundo de uma forma diferente, fazia com que as coisas ruins parecessem engraçadas, assim como uma fogueira, que imaginava ela grande e cheia de cores, como confetes, segundo a sua subjetividade. Ettore os levou de volta para o colégio, Francesca e Mirco resolvem elaborar uma história e convida os amigos para um teatro fora do colégio que com a ajuda de um novo gravador desta vez ganho de seu professor, viaja em uma magnífica aventura contando a história de uma princesa e seus irmãos e transforma sons em imagens através da imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com