TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultado de Pesquisa

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS ANCHIETA – SP - MANHÃ

TEMÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA – TPP

Relatório de resultados obtidos da pesquisa efetuada no Google

Em reunião foi decidido as quatro palavras-chaves e foram coletados seus respectivos resultados obtidos a cada vez que foi acrescentada uma nova palavra de pesquisa, abaixo se encontram na sequência as palavras que foram utilizadas na busca:

Artigo Transtorno Desafiador Opositor,                Resultado Google: 55.700

Artigo sócio-familiar,                                Resultado Google: 77.900

Artigo saúde mental,                                Resultado Google: 7.890

Artigo RAPS,                                         Resultado Google: 5.150

        Também foram utilizadas outras combinações de palavras, porém os resultados obtidos estavam fora das especificações passadas em aula, como por exemplo o ano da publicação.

        Os resultados obtidos pelas palavras-chaves escolhidas trouxeram alguns artigos, dentre eles foram selecionados 4, todos produzidos a partir de 2015:

1 Artigo: O lugar discursivo ideológico do “revoltado” no discurso da psicologia e psiquiatria. 

Este artigo tem como objetivo analisar a construção do lugar discursivo dos sujeitos revoltados a partir do Transtorno Desafiador de Oposição e do Transtorno de Conduta, nas descrições nosológicas presentes em artigos científicos e no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos mentais – DSM-IV. A partir da Análise Lacaniana de Discurso, compreendemos o desejo de revolta como intrínseco às lutas pela transformação social, e relacionamos os campos da Psicologia e Psiquiatria como formações discursivas que podem estar a serviço da anulação desse desejo, deslegitimando ideologicamente a revolta, a partir dos referidos diagnósticos. A metodologia desse trabalho é análise documental. O tratamento dos dados nos apresenta que este lugar ideológico se estrutura a partir das seguintes categorias, a saber: sujeitos adaptados, sujeitos produtivos; sujeitos obedientes e sujeitos amistosos. A partir dessa análise, podemos concluir que há uma ‘psicopatologização’ de sujeitos ‘revoltados’ – aqueles que, de alguma maneira, se indispõem com o status quo operandi.

KIST, A. U.; LARA, N. O lugar discursivo ideológico do “revoltado” no discurso da psicologia e psiquiatria. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 21, n.1, p. 137-148, jan./mar. 2016. Disponível em: .

2 Artigo: Contribuições dos manuais diagnósticos para a avaliação e o tratamento do transtorno desafiador-opositor na infância: a importância da topografia através de um estudo de caso.

O artigo fala sobre da aproximação da Psiquiatria à Terapia Analítico-comportamental através da utilização do Manual DSM-V. Tem o objetivo de discorrer sobre a utilização de critérios diagnósticos à luz da teoria behaviorista. O foco, porém não se mantém na topografia dos comportamentos, apesar do foco dos manuais serem na topografia. É possível aproximar conceitos da teoria comportamental com conceitos de nosologia psiquiátrica. Esta utilização pode ter impactos positivos na avaliação, na programação e na eficácia do tratamento.

FIGUEIREDO, F. P. Contribuições dos manuais diagnósticos para a avaliação e o tratamento do transtorno desafiador-opositor na infância: a importância da topografia através de um estudo de caso. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. São Paulo, Vol. XVII, no. 1, p. 4-10, mar. 2015. Disponível em: <HTTP://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/731>.

3 Artigo: Transtorno Desafiador Opositor e a influência do ambiente sociofamiliar

Este trabalho apresenta, através da revisão bibliográfica, uma reflexão a respeito do Transtorno Desafiador Opositor, através da investigação das principais características do TDO, busca conhecer e explicar os fatores ambientais que interferem e influenciam no desencadeamento e na permanência do transtorno, possibilitando uma melhor compreensão dos sintomas e características específicas. Conclui-se que o TDO sofre influência de distintos ambientes e, aprende comportamentos através da observação de modelos e interioriza o que vive no meio sociofamiliar, reproduzindo tais comportamentos em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com