TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - A Psicologia Social e Uma Nova Concepção do Homem Para a Psicologia

Por:   •  15/6/2021  •  Resenha  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Livro Silva Lane: Psicologia Social- o homem em movimento.

Resumo Parte I - Introdução – A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia

A relação entre a psicologia e a psicologia social deve ser entendida em sua perspectiva histórica. Na década de 50, quando começou a ser sistematizada, apresentava duas tendências predominantes: uma nos EUA, por ocasião do final da 2ª Guerra Mundial: visando alterar ou criar atitudes ou interferindo nas relações grupais para garantir a produtividade, tornando os homens reconstrutores da humanidade, tornando os homens “felizes” e a outra tendência na Europa, seguindo a tradição, com raízes na fenomenologia e na busca dos modelos científicos totalizantes.

E na década de 60, onde a “Crise” do conhecimento psicossocial não conseguia intervir nem explicar e muito menos prever comportamentos sociais. O movimento psicanalítico em 1968, surgia na França, uma veemente crítica à psicologia social norte americana, colocando-a como uma ciência ideológica e reprodutora dos interesses da classe dominante.

Na América Latina, a psicologia social oscilava entre a doutrina norte americana e a visão do homem, filosófica e ideologicamente. Alguns movimentos interamericanos (congressos, AVEPSO, ALAPSO) culminavam, em 1979, com uma proposta de psicologia social voltada para trabalhos comunitários e uma visão baseada no materialismo-histórico.

E para a superação dessa crise da psicologia social, constata-se, por meio do reconhecimento e tradição de que o organismo do homem, era uma infraestrutura social e histórica. A psicologia social tinha como desafio analisar e entender o processo de mudança e transformação que o indivíduo teria dentro da sociedade em que ele vivia.

A ideologia nas ciências

A psicanálise enfatizava a história do ser humano, a sociologia analisa a sociedade em busca de recuperar a totalidade histórica. Cabe então à psicologia social recuperar o ser humano, na intersecção de sua história com a de sua sociedade.

Então desconsideramos as contribuições de todas as áreas da psicologia. Começando por Wundt, na construção de uma psicologia científica, bem como, de Skinner, quando aponta para as complexidades das relações sociais e as implicações para a análise dos comportamentos envolvidos. Ainda temos também a psicobiologia e a psiconeurologia, que descrevem a materialidade do organismo humano, que se transforma por meio de sua própria atividade.

A psicologia apenas descrever o que é observado no ser humano, como causa e efeito de sua individualidade. O homem enquanto um sistema nervoso que permite dominar e transformar a natureza e criar condições de sobrevivência. O homem precisa ser visto como produto e produtor, tanto de sua história pessoal quanto da história da sociedade.

A psicologia social e o materialismo histórico.

A corrente positivista e a dualidade físico X psíquico, respectivamente, não dão conta de explicar o homem criativo e transformador. É dentro do materialismo histórico dialético e da lógica dialética que podemos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e o cotidiano de cada indivíduo, permitindo uma intervenção efetiva nas redes de relações sociais que define cada indivíduo.

Para tanto, há a necessidade do resgate de dois fatores empíricos (Individuo X grupo é falsa / a sua participação, ação por estar em grupo), esses fatores permitem ao psicólogo social se aprofundar na análise do indivíduo, considerando entre as relações sociais, a linguagem, o pensamento e ações na definição de características fundamentais para a análise psicossocial. Processa-se então a consciência do indivíduo, que é indissociável enquanto de si e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com