TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 6

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Larissa Bertacini  

RA: 8205970026

Disciplina: Práticas Emergentes

Professor(a): Sueli

Resumo: A Formação do Psicólogo Hoje

Ao escolher  a sua profissão ou escola que irá buscar sua formação, o profissional começa a se desenvolver bem antes disso. Mas é nos estágios, no trabalho, na sala de aula que o próprio se forma.

É de se esperar uma grande preocupação com essa formação, principalmente daqueles que se dedicam tanto a profissões de formação universitária.

No caso em que realmente aprende a ser psicólogo, volta-se para as disciplinas teóricas considerando os estágios a parte positiva.

A carência de pesquisas para a melhoria disso é apontada como grande dificuldade, mas com a ajuda de dados da realidade brasileira conseguimos obter grandes resultados.

Nos anos de 90 e no começo do presente século, houve uma discussão forte envolvendo as chamadas Novas Diretrizes Curriculares e também envolvendo a formação do psicólogo no Brasil tendo a base principal em posições políticas  que nem sempre um lado ouve o outro.

As diretrizes são apenas orientações gerais que asseguram uma base mínima, sem dar limites as possibilidades que são inúmeras, permitindo um acompanhamento da própria ciência da evolução e sua utilização na prática profissional. Mas ela é vista como uma “camisa de força” pois os aspectos que caracterizam uma diretriz em muitas discussões são ignorados.

Os cursos de Psicologia no Brasil se expandiu nos anos de 70 e 80 do século passado, até então o país contava com seus quatros primeiros cursos.

Existe atualmente no Brasil 488 cursos de Psicologia autorizados que se encontra nos principais estados: São Paulo e Rio de Janeiro (região sudeste).

O desenvolvimento da profissão depende da melhoria na formação, ou seja, deve acompanhar as mudanças constante da sociedade e do mercado de trabalho.

O aperfeiçoamento da formação da Psicologia no Brasil busca adequar à realidade social no país, a Ética e ao exercício de cidadania.

Com o novo governo, em 2004 houve mudanças no sistema e a Psicologia ficou fora da avaliação. Já neste ano, começou uma nova sistemática, embora, na essência os aspectos fundamentais submetidos à avaliação permaneceram.

A maior parte da produção científica foi no Brasil, que é gerada nos cursos de Pós-Graduação e é nessa Pós-Graduação que surge os elementos que assumem o papel de formar novos profissionais.

Sobre a formação do Psicólogo, vem sendo pesquisado um bom caminho para dar ao leitor quem, onde, o que e como vem sendo o trabalho e suas principais tendências.

Passou a ser valorizado o projeto pedagógico de cada curso, apresentando currículos bastante diferenciados em uma mesma cidade ou região. Sendo possível manter e estruturar currículos abertos e capazes de assimilar com relativa facilidade, áreas emergentes ou mesmo negligenciadas no passado.

Sendo assim, o espaço e a oportunidade para melhorar progressivamente a formação é enriquecê-la, diversificá-la e modernizá-la que é dever de todos. Mas essas mudanças devem ser realizadas com cautela, com bases em dados de pesquisas e avaliadas com frequêcia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com