TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo Psicólogo nas Comunidades

Por:   •  21/3/2022  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Entende se que no campo da higiene mental e dentro da saúde pública o psicólogo tem múltiplas tarefas e funções que contribuem de forma específica para o bem-estar do indivíduo, entendo que dentro do tema psico higiene, atuando fora da saúde pública também se aplica às comunidades.

O autor em referência, chama a reflexão, na minha opinião, muito bem pautada , na atenção do profissional, atuando em comunidades, não somente focando nos indivíduos, atendendo às situações cotidianas.

A comunidade representa um espaço geográfico onde o indivíduo se mostra na função na qual desenvolvem a vida explícita não havendo uma tarefa comum que os una.

Já na instituição, os seres humanos exercem funções, tarefas que os unem, achei bem colocado essa explicação.

Portanto, o trabalho deste profissional a ser desenvolvido tem como objetivo a promoção de saúde (dentro do campo de saúde pública e da higiene mental) tem sua esfera de atuação no seio da própria comunidade, sobre os aspectos das condições de vida e do tipo de vida que ali se desenvolve. A intervenção deverá ser efetuada sobre uma estrutura complexa que constitui uma verdadeira constelação multifatorial integrada por todas as atividades, institucionais, normas e interações que se dão numa comunidade.

Autor aponta alguns pontos a serem considerados, dois primeiro dois objetivos da higiene mental requerem uma ampla participação do psicólogo, não só quanto ao psicodiagnóstico e à psicoterapia, como também, na promoção e divulgação de conhecimentos que alertem a comunidade para solicitar ajuda médica ou psicológica, combater os preconceitos da doença mental, bem como fatores psicológicos que intervêm no funcionamento das instituições assistenciais. Um terceiro aspecto seria refere à profilaxia ou à prevenção da doença, ou seja definir recursos psicológicos para prevenir as doenças.

O quarto aspecto, seria É a reabilitação, que consiste na ajuda psicológica , promover a reintegração a família, e a minimizar os pontos pelos quais ele ficou doente. E o quinto aspecto quinta etapa está dada pela promoção da saúde .

A promoção de saúde onde o psicólogo na comunidade deve situar no seio desta comunidade, chamado pelo autor de constelação multifatorial. Entendi para que este trabalho seja feito da melhor maneira possível, o profissional precisa de um vasto conhecimento sobre essa comunidade, de forma geral e especifica, assessorando poderes públicos, organismos diretivos e pessoas chaves.

Trabalhando em diversos tipos de instituições, como familiar, escolar, clubes. Abrangendo, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Participando nas diversas etapas do desenvolvimento, atuante também nos processos de transformação e experiências de mudanças, escolha de profissão, casamentos, divorcio, luto, etc.

Também nos períodos críticos da vida, acidentes, desastres econômicos. Achei interessante o autor chamar atenção, novamente para o papel do psicólogo, ele não pode ser considerado ou atuar como psiquiatra, podendo assim intervir em apenas em preparação emocional dos pacientes em virtude de tratamentos, cirurgias, mutilação etc.

O trabalho do psicólogo na comunidade deve se baseado em pilares, que entendi, quer seja na organização de personalidade, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com