TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo “E a Psicologia entrou no Hospital”

Por:   •  19/3/2022  •  Resenha  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo “E a Psicologia entrou no Hospital” (pg.5 a 20)

Roteiro de avaliação psicológica aplicado ao hospital geral

  • A psicologia hospitalar é uma especialidade em fase de estruturação, pois somente a experiência pensada, sistematizada e aplicada é o que poderá abrir portas que possibilitem crescimento e mudança em uma área, que muitas vezes foi construída com base em uma visão diagnóstica tradicional, e com conceitos “emprestados” de outras especialidades do saber psicológico.

Principais funções do roteiro de avaliação psicológica:

  1. Função diagnóstica: Levantamento de hipótese diagnóstica. Função primordial para condução do caso, pois, a partir da identificação da causa se torna possível direcionar para o caminho mais eficaz disponível diante daquela demanda.
  2. Função de orientador de foco:  Utilização de uma abordagem que possibilite uma intervenção focada e breve, de acordo com o que trás sofrimento para o individuo naquele momento.
  3. Fornecimento de dados sobre a estrutura psicodinâmica da personalidade da pessoa:   Relação do indivíduo com o seu processo de adoecimento – tratamento.
  4. Instrumento de avaliação continuada do processo evolutivo da relação do paciente com sua doença e tratamento: Avaliação das necessidades de mudanças o longo do tratamento, tanto internas quanto externas.
  5. História da pessoa: “Não se trata da doença, mas sim de pessoas doentes” ressalta a importância de um olhar mais atento a subjetividade do sujeito através da escuta, entrevistas e coletas de dados.
  6. Possibilitar diagnóstico diferencial quanto a quadros psicológicos / psiquiátricos específicos:  A presença de transtornos psiquiátricos no HG é exceção, porém é comum intercorrências exógenos (psicoses) e distúrbios adaptativo do tipo síndrome geral de adaptação ( paciente em crise). Ressalta aqui a importância de
  7. Estabelecimento das condições de relação da pessoa com o seu prognóstico (limites x possibilidades): Considerar as questões que permitem uma qualidade vida relacionada ao ser e estar doente.

 

  •  Essas funções avaliadas serão norteadoras do trabalho do psicólogo e da interação da equipe e orientação da família. Além de, ter uma função terapêutica para o paciente, uma vez que, através da verbalização e reflexão pode gerar adaptação a condição de ser ou estar doente.

“O objetivo principal do psicólogo hospitalar é resgatar a visão do indivíduo como um todo: Biopsicossocioespiritual.”

O Roteiro além da identificação, contém 13 tipos de avaliação:

Identificação:  Nome; n de prontuário; idade; sexo; estado civil; data de internação; religião; psicólogo responsável; médico responsável; departamento do hospital ao qual o paciente está subordinado; diagnóstico; data do atendimento.

  1. Estado emocional geral:   Neste item é avaliado o estado emocional geral do paciente, a partir de 8 subitens, quantificados em: Bom, ruim, regular e sem dados.
  1. Autoconceito:  Avaliação da leitura que a pessoa faz da sua capacidade de ser – estar diante do processo de adoecimento.
  2. Autoestima: Relação do indivíduo sobre si mesmo. (fazer um paralelo com a sua visão antes do processo de adoecimento).
  3. Ansiedade:  Avaliação do grau de prejuízos que essa emoção trás e qual é a relação com o processo de adoecimento.
  4. Depressão: Avaliação com o mesmo intuito da ansiedade, com o objetivo de identificar o que é reativo e o que é patológico.
  5. Informação sobre a doença:  A forma como o indivíduo interpreta a doença está relacionada ao seu processo de adaptação, ou não, ao seu adoecimento.  
  6. Informação sobre o tratamento:  O grau de informação sobre o tratamento contribui para a aderência e eficácia do mesmo.
  7. Relação com a doença: Relação entre ser e estar doente que a pessoa estabelece com o seu momento de adoecimento.
  8. Defesas predominantes:  A função principal dos mecanismos de defesa é proteger o EGO, porém, essa função pode – se tornar prejudicial a vida do sujeito, uma vez que ele coloca a sua integridade ou de terceiros em risco.
  9. Ruptura psicótica: Identificação se há ou não a presença da estrutura psicótica.
  10. Estrutura emocional básica: Avaliação da condição emocional geral do paciente e sua capacidade de lidar com crises. (soma de todas os subitens anteriores).
  1. Sequelas emocionais do paciente: São considerados os subitens, julgados em PRESENTES e AUSENTES podendo ser classificados em: forte ou leve: com internação anterior; com tratamento anterior; com separações; com perdas e óbitos.
  2. Temperamento emocional observado:  Observação e descrição do temperamento apresentado pelo paciente, podendo ser introvertido ou extrovertido e acentuado ou compensado. Deve- se sempre considerar o momento da avaliação e comparar às respostas normais do indivíduo fora do contexto de doença e internação.
  3. Postura frente a doença e á vida: Avaliação das tendências pulsionais Biófilas e Necrófilas do paciente. Função fundamental para o psicólogo tanto em nível prognóstico quanto preventivo.
  4. Estado atual frente á doença / hospitalização e á vida: Avaliação do humor do paciente em relação ao adoecimento, á hospitalização e á vida. Esse item foi organizado de acordo com as seguintes fases ou estados: Negação, Barganha, Revolta, Depressão, Aceitação e Ganho secundário.
  5. Questionário específico: histórico de vida, investigação da instalação da crise.
  1. Como era antes de adoecer? 
  2. Relate um dia do paciente antes do adoecimento
  3. Como foi descoberto o diagnóstico?
  4.  O paciente sabe do seu diagnóstico? Se não sabe, por que?
  5. Houve um evento marcante antes ou depois da doença?
  6.  Houve mudança do comportamento do paciente ou na dinâmica familiar?
  1. Avaliação Psicossocial : Levantamento de dados da história da pessoa quanto ao seu aspecto estrutural e vínculos até mesmo na instalação da doença.

               

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (148.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com