TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Juno

Monografias: Resumo Filme Juno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

A grande e pesada chave do tamanho

Sendo a adolescência uma fase repleta de conflitos, o jovem muitas vezes bloqueia suas emoções e se fecha para os seus sentimentos, tornando quase impossível de alguém libertá-lo desse auto enclausuramento.

No texto Chuschnir, cita que é preciso ter uma “chave”, mas que poucos a tem, pois ao mesmo tempo em que o adolescente é totalmente liberto com relação ao seu corpo, com relação em seu coração ele é totalmente seletivo. Geralmente alguém da família surge como eleito para ser o guardião dessa “chave”, mas na ausência deste, refém de um sentimento de tristeza e emoção, o jovem imita os adultos e finge que esta tudo bem.

Essa atitude acaba se tornando tão freqüente que ele acaba fingindo para si mesmo.

O adolescente começa a esconder seus atos dos pais na ilusão de que conseguira fazer isso para sempre, porem o fardo da culpa o atormenta e o induz a dependência do álcool e drogas, como uma forma de amenizar esse sentimento. No seu intimo, ele anseia poder compartilhar com os pais a sua transgressão, pois isso tudo é uma responsabilidade pesada de mais para ele. A uma luta interna entre o perigo e a emoção de estar fazendo algo errado, ansiedade por lidar com vários sentimentos de culpa, frustração, vergonha e auto-estima baixa. Há uma necessidade de alguém que o acompanhe para lhe dar um apoio e também um limite nas horas mais precisas.

Tomado por contradições, o jovem reprime a preocupação e limites paternos, por se sentir desafiado, a romper esses limites tornando-o constantemente confuso e frustrado, sem saber ao certo o porque desse sentimento. Freqüentemente ao mirar-se no pai o jovem percebe nele, a mesma falta de auto-estima que há em si próprio e isso o faz questioná-lo como forma de acusação de sua fraqueza.

A desestabilização na adolescência é tão perturbadora para os jovens quanto para os pais. Nesse momento de intensa crise de personalidade o conflito é absolutamente necessário para que o jovem se estabeleça entre a infância e a vida adulta e os pais aceitem a questão de que o filho não é mais criança, e que os próprios estão envelhecendo. Este conflito faz do jovem uma manifestação dos problemas familiares e a culpa por todos os males do meio em que vive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com