TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO – FREUD A FEMINILIDADE

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO – FREUD A FEMINILIDADE

Nome: João Pedro Filellini Maia

RA: 20940639

No começo do texto o Freud parte da ideia de diferenciar a anatomia do homem e da mulher se atentando ao fato de que partes do aparelho sexual do homem aparecem também na mulher mas de modo atrofiado e vice e versa. Sendo assim ele estabelece o conceito de feminilidade a partir de uma leitura psicanalítica: esta elaboração diz respeito às metas passivas, que se diferenciam da passividade, pois precisam, antes, de uma dose de atividade para serem alcançadas.

Freud cita ainda que o conceito de masoquismo como associado ao feminino, pois a agressividade da mulher é voltada para dentro em decorrência das exigências sociais que a mesma sofre durante sua vida toda.

A relação da questão de diferentes fases da libido são citadas pelo autor como iguais para ambos os sexos. Existem dois fatores complicadores na fase fálica no que se refere ao desenvolvimento feminino em comparação ao masculino: a substituição de objeto de satisfação sexual e o objeto de amor do complexo de Édipo. Sobre a primeira complicação, o que ocorre é que o clitóris, objeto de prazer sexual, precisa ceder à vagina a função principal no aparelho sexual feminino, já na segunda complicação, para a menina, há a transferência do afeto da mãe para o pai, o que se da início ao complexo de Édipo.

Um dos principais pontos de distinção da feminilidade que aparecem no texto segundo o autor encontra-se na elaboração do complexo de castração. A mesma se inicia, na menina, a partir da constatação de que algo a falta, o que acaba a diferenciando do menino no sentido de que ele teme a perda do pênis. A constatação da falta, leva ao preparo do complexo de Édipo da menina.

Ao final do texto Freud conclama a literatura, ou a elaboração através de vivências pessoais como norte de novas respostas para que se entenda mais a feminilidade, pois ainda faltam estudos e novos desenvolvimentos para entender a mesma.

A partir das informações citadas no texto, da para se entender que Freud entendeu que a construção da feminilidade se da a partir da fase pré-edípica e a fase edípica, sendo que nesse processo é muito importante destacar a relação entre mãe e filha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com