TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Comportamental

Por:   •  23/5/2019  •  Abstract  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO NP2

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

OPERANTES VERBAIS

Behaviorismo Metodológico (Wabon): Foca no estudo do comportamento (observar) = comportamento observável.

Behaviorismo Radical (Skinner): Comportamento Verbal.

O comportamento operante pode ser classificado em dois tipos: verbal e não verbal.

A importância deste comportamento (verbal) para a prática do psicólogo é indiscutível, visto que é um comportamento tipicamente humano, fruto de contingências sociais e sobre qual as intervenções clínicas ocorrem com maior frequência.

Pratica Cínica: Entender o outro através da expressão verbal daquilo que se passa dentro dele, e não somente pelo que acontece externamente.

A análise da resposta verbal não implica somente na fala do sujeito (linguagem), mas também no contexto (expressão corporal, gestos, comportamento do sujeito). É um conjunto de fatores que irão compor a resposta verbal.

O comportamento verbal é um comportamento operante, ou seja, é emitido em um determinado contexto e modelado e mantido por consequências. A comunidade verbal ensina seus membros a serem falantes e ouvintes.  Todavia, esse treino nos torna capazes de sermos ouvintes e falantes de nós mesmos.

O comportamento verbal é constituído por um ouvinte e um falante, sendo que o falante pode ser em algumas situações o seu próprio ouvinte.

Mesmo apresentando essa característica especial, o comportamento verbal está sujeito às mesmas leis que qualquer outro comportamento operante:

  • É mantido por consequências reforçadoras (mantido pelas consequências que acontecem no ambiente);
  • É mais provável de ser emitido diante de estímulos que sinalizam o reforço;
  • Pode ter sua frequência reduzida mediante a retirada da consequência reforçadora;

(...) Para analisar o comportamento verbal temos que recorrer à descrição das contingências que o modelam e o mantêm. Ou seja, não é possível atribuir significado a uma verbalização sem identificar o contexto (antecedente e consequente) sob o qual ela foi emitida, daí a importância de levarmos em conta o comportamento do ouvinte, e não só o do falante. Skinner nomeia as contingências entrelaçadas do ouvinte e do falante como um episódio verbal.

Em psicologia, mais concretamente na Análise do Comportamental, a contingência consiste em uma relação de dependência entre certos eventos, para analisar a influência que um determinado evento psicológico pode ter sobre outros eventos. Existe também e tríplice contingência, que remete para uma relação de interdependência entre estímulos psicológicos. Por exemplo: se você estudar os conteúdos para a prova, provavelmente terá um bom resultado. Contingência = Dependência (Se... Então...)

Skinner propõe uma classificação na qual descreve algumas das contingências mais comumente envolvidas na emissão do comportamento verbal, e cada uma delas foi chamada de um operante verbal, resultando em seis tipos: MANDO, TATO, ECOICO, TEXTUAL, TRANSCRIÇÃO e INTRAVERBAL.

Um sistema de classificação funcional foi desenvolvido para tentar facilitar a análise do comportamento verbal, seu resultado foi o estabelecimento dos operantes verbais.

Eles são classificados de acordo com as condições de estímulos antecedentes e consequentes que controlam cada resposta. Os estímulos antecedentes podem ser verbais ou não verbais, enquanto os estímulos consequentes podem ser específicos ou generalizados.

ESPECIFICAÇÕES DOS OPERANTES VERBAIS:

Operantes verbais controlados por estímulos antecedentes verbais:

Operante Verbal

Tipo de S antecedente

Tipo de R verbal

Correspondência ponto a ponto

Similaridade formal

Ecoico

Sonoro

Vocal

Sim

Sim

Textual

Escrito

Vocal

Sim

Não

Transcrição

Sonoro ou Escrito

Escrita

Sim

Não necessariamente

Intraverbal

Sonoro ou Escrito

Vocal e Escrita

Não

Não necessariamente

ECOICO

O operante ecoico é importante quando a criança está iniciando a emissão de certas palavras e também no aprendizado de um novo idioma (Repetir aquilo que falaram).

Neste operante verbal, o estimulo antecedente é um estímulo vocal (sonoro) e a resposta verbal é sempre vocal. Há correspondência ponto a ponto e similaridade formal.

TEXTUAL

Pode contribuir para outros operantes como por exemplo: encontrar o caminha da festa através de uma orientação por escrito (ler + falar).

Neste operante verbal, tem-se a resposta verbal do leitor (o falante) controlada pelo texto, um estímulo verbal. Assim, tem-se como estímulo antecedente um estímulo verbal escrito ou impresso, e a resposta é verbal-vocal (falada). Há correspondência ponto a ponto e não há similaridade formal.

TRANSCRIÇÃO

Neste operante verbal, tem-se um estímulo verbal que pode ser sonoro ou escrito e uma resposta verbal, que é sempre escrita. O operante verbal transcrição é subdividido em “cópia” e “ditado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (717.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com