TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Rubens Alves ao escrever essa história nos presenteou com um esclarecimento pedagógico.

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Rubens Alves ao escrever essa história nos presenteou com um esclarecimento pedagógico.

O livro nos apresenta o mundo de Felipe, um menino que adorava pássaros e sonhava com uma escola que fosse capaz de lhe responder todos os seus questionamentos, mas ele descobre que a escola estabelece regras e que os professores são detentores de todo o conhecimento e ele é quem decide a hora que se deve aprender tudo, inclusive que existe o momento certo para pensar sobre cada assunto.

Apesar de contar a história de Felipe, o livro nos leva a refazer a trajetória de Pinóquio, um boneco de pau, que foi obrigado a ir à escola e obedecer a padrões impostos pela sociedade, para se tornar um “menino de verdade”

Pinóquio ás avessas é um livro infantil, porém, oferece um extenso conteúdo pedagógico aos adultos, despertando questionamentos e reflexões sobre as metodologias de ensino aplicada as crianças.

Palavras-Chaves: Educação, Abordagem, Desenvolvimento, Reflexões, Metodologias.

Sumario

1 Introdução...............................................................................................................................5

2 Desenvolvimento.....................................................................................................................6

2.1 Abordagem Tradicional......................................................................................................6

2.2 Abordagem Comportamental...........................................................................................8

2.3 Abordagem Humanista....................................................................................................9

3 Conclusão..............................................................................................................................11

4 Bibliografia...........................................................................................................................12

1. Introdução

Este trabalho tem como função analisar a obra “Pinóquio às avessas” de Rubem Alves, sob as abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.

A obra conta a vida de Felipe, um garoto curioso que é condicionado a acreditar que só se deve aprender o que a sociedade impõe e colocar de lado as suas vontades.

O livro traz importantíssimas reflexões em relação aos processos de ensino e aprendizagem.

Educar sem aprisionar e proporcionar ao aluno um ambiente de interação e construção do conhecimento, para formar cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade, realizados em todos os âmbitos de sua vivência e desenvolvimento.

A partir dessa história é possível fazer uma análise das três abordagens mencionadas a cima, e refletir sobre o efeito que cada uma tem sobre o indivíduo que está no processo de aprendizagem.

2. Desenvolvimento.

2.1Abordagem tradicional:

Dentro da abordagem tradicional encontramos uma relação em que o professor detém todo o conhecimento, o aluno é uma tabula rasa e dependerá totalmente do professor para ter acesso ao conhecimento.

Baseado nessa abordagem, vemos que o personagem não nasce com nenhum tipo de conhecimento necessário para a evolução criança-homem, ele é adquirido durante a fase escolar.

Entende-se que Felipe não se encaixa nos padrões da abordagem tradicional, incialmente, porque ele não se apresenta como uma tábula rasa aos seus professores, quando ele deveria ir à escola receber o conhecimento dado pelo seu professor e, aí sim, estudar o que foi passado e absorver esse conhecimento.

Felipe não se adequa aos padrões tradicionais e é diagnosticado com transtorno de atenção, pois não se mantém concentrado em seu professor, que é quem retém todo o conhecimento e quem lhe ensinará tudo que é necessário para se tornar alguém quando adulto.

São apresentados professores específicos para cada matéria e Felipe não entende o porquê disso, o porquê cada um só tem conhecimento em determinada matéria.

Felipe se questiona o porquê de o método tradicional acreditar que todos os alunos devem aprender o mesmo assunto e somente é considerado bom, inteligente, aquele que aprender primeiro.

Felipe inicialmente era uma criança curiosa, que não se encaixava nos padrões tradicionais, porém, ao sofrer a pressão dos pais, dos professores e da sociedade em geral, ele parou de se questionar sobre o que lhe interessava e começou a se dedicar ao que era imposto pelos “homens inteligentes do governo”, assim se destacando na sala, na universidade e na profissão que escolhera, pois lhe traria prestígio e retorno financeiro, como ensinado pelos pais.

Ao exercer sua profissão, ele nota que existe um vazio que só é preenchido quando descobre que sua curiosidade não pode ser deixada para trás, que o Felipe criança-questionador é o seu verdadeiro eu, e quem lhe trará as maiores realizações, independente do “nome que ele adquiriu” ou “de quem ele se tornou ao se formar”, será o Felipe criança e seus pássaros.

2.2 Abordagem comportamental:

Segundo Skinner, a inteligência é um organismo que se adapta a estímulos externos e se considera mais inteligente quem responder melhor.

A escola e os pais são responsáveis em criar crianças que se adequem aos padrões comportamentais aceitos pela sociedade.

Felipe desde pequeno já demonstra ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com