TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: o que é cientifico? Rubens Alves

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  11.563 Visualizações

Página 1 de 2

Um colega aposentado do autor lhe procura indignado e perplexo com a comunidade cientifica pelo fato de seu  livro escrito sobre tudo que tinha aprendido e acumulado de sabedoria durante todo o curso de sua vida ter sido desprezado, por não ter sido considerado cientifico e logo lhe faz a seguinte indagação: O que é científico

Para responder a pergunta o autor recorre a uma estória sobre uma aldeia às margens de um rio no qual os aldeões acreditavam ser a morada de muitos seres misteriosos.

 Porem tudo era apenas suposições, já que nenhum ser tinha sido capturado como prova de sua existência.

Até que um dos aldeões pensou e construiu um objeto de captura o qual chamou de rede.

Apesar de ninguém acreditar na eficácia da ferramenta de captura, o inventor não desistiu de seu experimento e armou a rede,  para a surpresa de todos a rede funcionou e um peixe dourado foi capturado.

Toda a aldeia ficou alvoraçada, muitos com raiva, no entanto para muitos outros a ferramenta foi aprovada e logo estes também aprenderam a construí-la  e usa-la e obtiveram grande sucesso na captura de todos os tipos de peixe.

Os pescadores ficaram muito importantes, e logo se organizaram em um grupo restrito onde só eram aceitos os que sabiam tecer redes e fossem pescadores.

Com o passar do tempo, por conta do isolamento com resto da aldeia e por se dedicarem exclusivamente a peixes e redes, os pescadores-construtores  acabaram por esquecer a sua linguagem nativa, então passaram a se comunicar numa outra linguagem, restrita apenas a redes e peixes.

Logo o mundo destes pescadores ficou restrito apenas ao seu cotidiano, o que os levou a não entenderem e aceitarem tudo o que estava em sua volta, perderam o sentido da realidade, para eles só o que era relacionado a peixes e redes era real, todas as outras belas e importantes coisas do mundo externo ao deles, eram desprezadas por não estarem relacionadas a redes e peixes.

Assim foi com o colega aposentado quando apresentou um lindo sabia e o seu maravilhoso canto a um grupo de pescadores, que por viverem isolados em um mundo de redes e peixes, não conseguiram enxergar a beleza do sabia e seu canto, e o rejeitaram.

Resposta: científico é somente os peixes pescados pelas redes dos cientistas.

Mas há também os céus e as matas que se enchem de cantos de sabiás... Lá as redes dos cientistas ficam sempre vazias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com