TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo carta de Einstein a Freud

Por:   •  10/4/2019  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Através de uma carta, Einstein convida Freud a discutir perspectivas sobre os aspectos políticos e administrativos acerca da eminência de uma guerra mundial, uma vez que o avanço científico torna o assunto urgente. Explica que os responsáveis pela resolução prática do problema falharam e agora buscam a perspectiva dos homens de ciência.

Einstein tendo em mente uma resolução objetiva ao problema mencionado, admite ter limitações relaccionadas à compreensão dos sentimentos humanos, o que o leva ao pedido: que Freud elucide o problema mediante seu conhecimento da mente dos homens. Sua ideia sobre os conflitos internacionais consiste na abordagem do problema através de um organismo legislativo e judiciário que deveria ajuizar todos os conflitos destas nações. Porém, se aproxima de uma dificuldade: crê que o ser humano é improprio para comandar uma oganização supranacional, já que a justiça ideal é feita baseada nas opiniões e necessidades da comunidade e não só da decisão de um júri. Para Einstein, em nome da segurança mundial, todas as nações deveriam renunciar a sua soberania, mas não fazem por seu intenso desejo de poder político. Einstein questiona como um pequeno grupo de poderosos pode manipular a maioria, respondendo parcialmente que os motivos consistem em uma elite comandando instituições básicas e poderosas como escolas, Igrejas e imprensa. Considera, porém, que esta nao é uma resposta completa, surgindo outra questão: como essa manipulação funciona tão intensamente? Como um homem decide lutar em guerras e e sacrificar sua vida em nome dos mecanismos nacionais? Einstein diz em seguida que o homem tem dentro de si um ódio natural, que só se revela em tempos anormais, sendo estes sentimentos um tanto fáceis de serem despertados, elevando-a à potência de psicose coletiva.

O autor da carta a finaliza afirmando que apenas um especialista na mente humana saberia ao certo acerca destas complexidades. Ele deseja saber se há alguma forma de blindar a mente do homem para que não tenha psicoses de ódio e destrutividade.

Einstein afirma estar consciente de outras formas que essa psicose pode causar conflitos sociais, mas que insiste no assunto entre nações devido à sua urgência, solicitando a ajuda de Freud para que este, através de seus recentes estudos, fisesse consideraçoes sobre os problemas da paz mundial, acreditando que seu trabalho pudesse apontar para novos métodos de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com