TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

                                                               [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO | AFYA

CURSO DE PSICOLOGIA

PROCESSOS EDUCACIONAIS E CIENTIFICOS NA SAÚDE

Gabriele Oliveira de Santana

3701294

       DUQUE DE CAXIAS

      2022

RESUMO DO ARTIGO
“A ciência como forma de conhecimento”

A ciência e o conhecimento científico são definidos de maneiras diferentes pelos diversos autores que se lançam á tarefa de refletir sobre eles. Algumas definições são bastante semelhantes, outras levantam algumas diferenças. Contudo, a maior parte dos que buscam definir a ciência concorda que “ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes.” (Lakatos e Marconi, 1986: 17)

O prezado artigo destaca os principais elementos que envolvem no processo de conhecer: O sujeito que conhece a “coisa” elemento da realidade da perspectiva de quem a conhece para quem se torna “objeto”, o movimento do sujeito em direção ao objeto (que é o próprio processo de conhecer.) e os instrumentos utilizados nesse processo. Um último elemento é apresentado no texto, o fato de que todo o processo de conhecimento se dá o cruzamento de duas dinâmicas opostas, duas atitudes básicas: A abertura para o mundo, a cristalização ou enquadramento do mundo, explicando que conhecer significa voltando para a realidade, e deixar de “falar” o nosso objeto, mas também apreender o mundo por meio de um equilíbrio pode-se alcançar um conhecimento ao mesmo tempo atendo ao novo e enriquecimento de peças experiências cognitivas anteriores. Com isso, a forma da ciência pode assumir uma dimensão ideológica, como apontam vários autores durante o texto.

Portanto, Alves alerta que a ciência se tornou um mito e como tal induz o comportamento e inibe o pensamento. Ainda Lacey critica a ideia de neutralidade e imparcialidade do conhecimento científico, observando que a ciência não é “sem valor” e assume uma postura ideológica quando busca se legitimar e negar a legitimidade do conhecimento alternativo, diga-se de passagem. transforma a natureza e a sociedade, e quando as desigualdades e a dominação ocorrem pela forma como o conhecimento é gerado e estruturado.

O texto aborda sobre diversas áreas da ciência como a fundamentação do projeto de conhecimento científico se deu por meio dos três pensadores, como o Descartes (1596-1650) com a sua obra com o “discurso do método” e “meditações” ele propõe esse ponto como de partida de todo conhecimento em busca da verdade primeira que não pudesse ser posta em dúvida, com isso, converte a dúvida em método, no entanto, ele sempre fez questionamentos de tudo, sobre seus conhecimentos, sobre a religião, mas ele chegou na conclusão que existisse com o senso comum e a religião.

O segundo pensador o Francis Bacon (1561-1626) ele propôs a separação entre ciências e as humanidades, pois sua maior preocupação foi com a justiça, com a população, com a natureza e o sagrado. E ele foi um grande impulsivo do empiricismo, demonstrando a crença com o ponto de partida de todo conhecimento deveria ser observado e com a descrição fiel com a realidade, isentando o julgamento e as interpretações.

O terceiro pensador o Galileu Galilei conhecido como o pai do método científico, ele trabalhava era menos filosófico comparado com os outros dois, mas ele enfatizou a questão do empírico nas pesquisas cientificas, interrompendo com as sugestões de Aristóteles que não fazia nenhum questionamento por outros pesquisadores, buscou se aprofundar mais nos fenômenos e fazer as observações quantitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com