TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo de Psicanálise

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

  O referente artigo retrara a história e constituição da psicanalise. Freud  e psicanalise ao longo da história tornaram-se quase sinônimos, onde é impossível  falar da história de Freud e não falar em psicanalise e  vice e  versa. Na psicanalise Freud estuda o psiquismo humano, cria o conceito de inconsciente, tenta entender gênese através da própria formação em medicina, estuda a histeria e a sexualidade humana.

  O início de seus estudos se deu através de sua primeira  obra publicada "A interpretação dos sonhos" no ano de 1990, teoria essa que foi o marco inicial da  psicanalise. Nesse período os médicos da época não acreditavam nos fatores psíquicos, as doenças de ordem psíquicas não eram dadas como importantes, pois se tinha valor o que era mensurável.

  Freud também desenvolveu alguns estudos na área de sua formaçao ( médica) com cocaína, usava como anestesia, e até fazia uso, onde relata em cartas da época para sua esposa. Com Charcot estudou a hipnóse, e depois da aproximação com Breur um médico de Viena, passou a utilizar o método cartático para tratar suas pacientes histéricas. Mais tarde abandonou a hipnóse por não conseguir atingir a cura total,  apenas amenizava os sintomas.

  "Freud (1996a) concluiu, por intermédio desses estudos, que além da consciência outra lógica operava no homem, em que alguns conteúdos permaneciam não revelados ao sujeito: o inconsciente. A Psicanálise considerava tudo de ordem mental como sendo consciente ou inconsciente. O inconsciente é ambivalente, pois o tempo não é linear e contrários coexistem, como o não e o sim. Dessa maneira, o sujeito pode amar e odiar ou querer e não querer ao mesmo tempo, seguindo uma linha dialética.

  Na primiera teoria desenvolvida por Freud ele trás que o aparelho psíquico é divido em 3 partes, consciente, pré - consciente e inconsciente, onde o inconsciente é a fonte de energia  reprimida e é lá que habita todos os conteúdos reprimidos, que causam sofrimento, o pré consciente é responsável por armazenar alguns conteúdos que estão inconscientes mas que pode ser acessado quando necessário, e a consciencia é tudoque estamos cientes num dado momento e é somente uma parte de nossa mente.

 Então Freud percebe que o aparelho psíquico é mais complexo, e não se resume apenas em consciente, pre consciente e inconsciente, e assim formula sua segunda teoria, que fala do  id, do ego e do superego, como fazendo parte do psiquismo "O id é a fonte de energia pulsional (libido). Ele é inconsciente e regido pelo Princípio do Prazer. O ego faz a mediação entre os desejos do id, as impossibilidades da realidade externa e as interdições do superego. O superego é o herdeiro do complexo de Édipo e acusa os desejos do id, antes mesmo que cheguem à consciência." O id, o ego e o superego são diferentes mas atuam  em conjunto.

  Freud também fala de pulsões, Eros e tânatos, que são as pulsões de vida e pulsões de morte. Eros mantém tudo  unido desde as particulas do corpo até as relações humanas, eros é a pulsão que mantén vivo. Tânatos é a pulsão de morte, transforma o que é orgânico em inorgânico causando assim a distrutividade e agressividade.

  Freud também divide o desenvolvimento da energia sexual em quatro fases, fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genetial. "De acordo com a fase, o investimento libidinal se encontra em um órgão ou parte do corpo. Elas serão fundamentais para entender importantes formulações na teoria freudiana, como o Complexo de Édipo e o Complexo de Castração."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com