TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Vida Adulta e Funções Executivas.

Por:   •  6/9/2022  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Vida Adulta e Funções Executivas.

TDAH sofreu várias alterações desde o seu descobrimento, passando de lesão cerebral mínima, disfunção cerebral mínima, hipercinese, síndrome da criança hiperativa até chegar, finalmente, ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O TDAH é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole, marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Argumentam que, atualmente, estima-se que 60 a 70% das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na vida adulta. De acordo com Wender, o TDAH pode ser melhor compreendido como um problema dimensional, visto que seus sintomas também podem ser encontrados no comportamento de indivíduos normais. 
O que determinará a presença do TDAH, segundo o autor, é a intensidade com que esses sintomas se apresentam e os prejuízos que produzem para a vida dos indivíduos.  O TDAH é caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que se manifestam já na infância, prejudicando o funcionamento do indivíduo em pelo menos duas áreas de sua vida . 
Diferentemente do que acontece com outros transtornos, o TDAH é o único em que os critérios para seu diagnóstico são utilizados tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos.

Os tipos predominantemente dessas alterações são hiperativo/impulsivo que é aquele indivíduo que não para nunca, cujo motor parece estar sempre ligado. Um indivíduo impulsivo que primeiro age e depois pensa, reage automaticamente sem avaliar as circunstâncias, caracterizando-se por muita inquietude e uma energia acumulada sem fim. Já os indivíduos desatentos distinguem-se por não conseguirem dedicar foco a detalhes, por cometerem erros por descuido, por demonstrarem dificuldade para concentrar-se em tarefas e atividades e por não conseguirem dar atenção ao que lhes é dito. Na neurobiologia relata que as regiões mais afetadas pelo TDAH e que apresentam as maiores diferenças são o cerebelo, o corpo caloso, o córtex pré-frontal, o córtex cingulado anterior, bem como o volume cerebral total e direito acredita-se que alterações no córtex pré-frontal seriam responsáveis pelos comportamentos típicos do TDAH, tais como o déficit em comportamento inibitório, memória de trabalho, planejamento, autorregulação e limiar para ação dirigida a objetivo definido. 

As funções executivas podem ser definidas como capacidades que permitem a um indivíduo perceber estímulos do seu ambiente, responder adequadamente, mudar de direção de modo flexível, antecipar objetivos futuros, considerar consequências e responder de modo integrado, utilizando todas essas capacidades para alcançar um objetivo final.

Concluiu-se no decorrer de sua construção, que indivíduos com TDAH apresentam alterações nas funções executivas, que resultam em dificuldades na vivência do seu dia a dia. Em suma, a realização das atividades diárias e o convívio social adequado requerem a integridade das funções executivas. Assim, alterações nas funções executivas impactam no desempenho funcional dos indivíduos com TDAH dificultando sua rotina e comprometendo sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com