TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo "Processo historico da construção da criança"

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo “O processo histórico da construção da infância e, as representações sociais sobre a criança na idade média e moderna”

         Este artigo traz algumas considerações sobre a infância voltada para questões históricas e sociológicas, centrando tal reflexão para uma possível sociologia da e para infância.
        Na idade média dos séculos XVII ao XX as crianças não eram tratadas como crianças, naquela época não existia o termo “infância” nem essa figura social e cultural chamada “criança”. Não existia diferença entre adultos e crianças, eram tratados iguais, até mesmo se vestiam iguais. Mas nesse período no século XVI até meados do século XVIII as crianças bem ou mal encontravam-se inseridos no contexto social a que pertenciam.
        De acordo com Badinter elas somente ganhará valor a partir de fins do século XVIII. As crianças que nessa nova ordem social e econômica, o capitalismo nascente, passam a ter valor mercantil, ou seja só eram reconhecidas como riqueza potencial nos Estados Unidos. De acordo com Badinter, elas somente passará a ter importância à lógica de Rousseau “ O contato social”, que igualava ao amor entre pais e filhos.
        O Rousseau introduzia na sociedade no fim do século XVIII, uma cultura diferente, uma cultura que valorizasse e desse mais respeito as crianças. Os ideais de Rousseau influenciou vários educadores e sua pedagogia.
        Essa ideologia de valorização da criança, vem sustentada por uma nova percepção, os casamentos não eram mais arranjados pelas famílias, os conjugues se casavam pelos sentimentos, e esse processo valorizava mais o amor das mães e pais pelos seus filhos.
        Durante o período do Renascimento, que ocorreu por volta dos séculos XV ao XVII, época que floresceu o humanismo, apareceu os primeiros colégios voltados para formação moral dos alunos.
        Froebel no século XVIII um dos primeiros educados a voltar a atenção para infância, reconhecendo que essa seria uma fase importante para a vida adulta. Valorizando a importância de jogos, brincadeiras e aprendizagem para o desenvolvimento infantil.
        Na contemporaneidade ainda encontramos alguns contextos sócio culturais em ambientes educacionais, entre outros, crianças sendo tratadas como adultos, mas isso atualmente é bem raro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com