TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão crítica do texto: da ação ao gesto

Por:   •  10/3/2018  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Acompanhamento Terapêutico

Curso: Psicologia  

SAFRA, G. – A face estática do Self: Teoria e Clínica. CAP. VI

Resenha crítica do texto: Da ação ao Gesto

        O fundamento da criatividade humana se encontra na capacidade de agir. O enfoque sobre o meio em que o indivíduo se constitui deve haver condições necessárias para o acontecer do self, onde pode se compreender que o self é o acontecer de si mesmo no mundo, revela a importância da ação e do gesto na promoção desse acontecer.

        Na clínica psicanalítica segundo os princípios Winnicottianos a “ação” funda o self e o querer. A mãe ao se colocar no lugar onde o bebê com sua “ação” a cria, permite que o self da criança aconteça. A ação que encontra o outro devotado se humaniza e se transforma em gesto. Este revela a pulsação do encontro humanizados. “O gesto é a poesia do ato”. (Galard)

        Os gestos, portanto, podem ser construídos pela criação do objeto e da sensualidade e o gesto que se desenha pela oposição. Não uma oposição que irá gerar frustração, mas sim de uma presença corporal que ao se opor dá a criança a possibilidade de se apropriar de sua musculatura e dar sentido ao seu próprio movimento. São experiências distintas que se organizam separadamente e se integram ao longo do tempo, pelo holding proporcionado pela mãe.

        O gesto inaugura o criar, o conhecer e o amar. No contexto clinico, a situação transferencial é que dará condições para que o “gesto” possa se constituir.

        O exemplo que traz o autor sobre uma jovem paciente de 30 anos que desde sua infância diz não conseguir terminar nada que se propunha a fazer e se recordava de não ter conseguido nem mesmo realizar um salto mortal. Num determinado momento da sessão o analista propõe que a paciente salte, e ela num gesto espontâneo o faz. Neste caso pode se observar o quanto importante é o analista oferecer as condições adequadas para que esses gestos de espontaneidade aconteçam e dessa forma paciente pode vir a possuir a VONTADE como parte constituinte do seu Self. Foi por meio desse gesto e o espaço oferecido pelo analista é que a paciente pode afirmar se sobre o mundo e ganhar assertividade em sua vida de maneira não reativa. Podemos observa também através desse caso o surgimento do Espaço Potencial que se formou pela “intervenção” e a receptividade do analista, onde a experiência necessária pode acontecer.

HOLDING = ESTAB. CONFIANÇA = GERANDO GESTO ESPONTÂNEO

Ducan 1947 aponta um caminho interessante e fecundo para algumas perturbações do self enfocadas neste capítulo. A descrição que dos movimentos em ondas, assinalam que o movimento humano é aparentado com toda a vida que o Interjogo de tensão e distensão (ondas) são aspectos estéticos que presentificam o viver. Esses movimentos trazem em si aspectos étnicos e culturais que podem ser observados no próprio movimento de acalanto do bebê.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com