TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Estudo (Abordagens Dinâmicas e Estruturais)

Por:   •  7/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

Roteiro de estudo (Abordagens Dinâmicas e Estruturais)

1 – Freud constrói a sua teoria utilizando três enforques – dinâmico, econômico e topológico. Defina os três e cite um exemplo que ilustre essas dimensões.

 Essa teoria utilizada por Freud diz respeito ao modelo de funcionamento psíquico e aos objetos metapsicológicos necessários para seu funcionamento, dividindo-se em três aspectos:

 1- Dinâmico. (organização psíquica)

 2- Econômico. (liberação da pulsão – peso de cada pensasmento).

 3- Topográfico. (dimensão estrutural – pré-consciente, consciente, inconsciente)

 

2 – Para psicanálise o que move o comportamento humano?

 O desejo.

3 – Defina a noção de inconsciente e descreva como ele interfere em nosso comportamento.

 É nele que se encontram nossas pulsões e memórias reprimidas. É atemporal e imoral. Substitui a realidade objetiva pela realidade psíquica.  

4 – Descreva a estrutura da personalidade para Freud dando conta de cada uma dessa instâncias em relação com os diferentes fatos mentais (memórias, sonhos, percepção, etc.).

  ID- Caótico, desorganizado, sem forma. Nele se encontram os desejos contraditórios. Fonte de energia das pulsões.

 EGO- Se desenvolve a partir do ID. Preserva a saúde, sanidade da psique, segurança. É lógico e racional.

 SUPEREGO- Surge a partir do ego. Onde se encontram os códigos e condutas aprendidos no convívio social. Ideais.

- Nestes se encontram os atos falhos, mecanismos de defesa, expressões das pulsões, sonhos e outros.

5 – Como Jung descreve a estrutura da personalidade humana?

A personalidade é denominada por Jung como psique. Os dois aspectos mais relevantes é o conceito do inconsciente coletivo, com seus arquétipos e o caráter progressista do desenvolvimento da personalidade. A visão junguiana sobre a personalidade muitas vezes é comparada com a teoria psicanalítica de Freud, pela ênfase que dá ao inconsciente.

6 – O que são arquétipos e complexos?

Arquétipo é um conceito psicossomático, unindo corpo e psique, instinto e imagem. Para Jung isso era importante, pois ele não considerava a psicologia e imagens como correlatos ou reflexos de impulsos biológicos. Os arquétipos são percebidos em comportamentos externos, especialmente aqueles que se aglomeram em orno de experiências básicas e universais da vida, tais como nascimento, casamento, maternidade, morte e separação.

Complexo é uma reunião de imagens e ideias, conglomerados em torno de um núcleo derivado de um ou mais arquétipos, e caracterizados por uma tonalidade emocional comum. Quando entram em ação, os complexos contribuem para o comportamento e são marcados pelo afeto, que uma pessoa esteja ou não consciente deles. São particularmente úteis na análise de sintomas neuróticas.

7 – Discorra sobre as atitudes e funções de Jung.

Atitudes predomina no caráter humano para direcionar sua energia ao mundo externo ou interno. Elas se caracterizam pelo modo habitual com que o indivíduo age na vida através da direção da energia e de marcas no caráter que determinam a função da energia que é investida.

Funções são estímulos externos e internos não percebidos pela consciência. As funções são: sentimento, sensação, pensamento, intuição.

8 – O que é individualização e como ela se relaciona com os arquétipos – anima, animus, sombra e self?

A individuação exige a participação do ego consciente, uma vez que o ego auxilia na integração dos produtos do inconsciente com a consciência, formando uma síntese dinâmica, por meio de um símbolo unificador.

Individuação – Todo indivíduo possui tendência ao autodesenvolvimento. Tornar-se único. Processo do desenvolvimento da totalidade, em direção a maior liberdade

9 – Como Gordon Alport definia a estrutura da personalidade?

 Define a personalidade como uma organização dinâmica dos sistemas psicofísicos que determinam comportamento e pensamento característico.

10 – A distinção entre personalidade, caráter e temperamento é extremamente relevante para a psicologia. Como Alport definia e distinguia esses três conceitos?

 Temperamento: Dimensão biológica e distintiva

 Caráter: É consequência das experiências que modulam as predisposições e tendências biológicas.

 Personalidade: Biológico + ambiente.

11 – O que é teoria de Traço de Alport e como ele utilizava esse conceito?

 Em 1936, o psicólogo Allport descobriu que um dicionário continha mais de 4.000 palavras para descrever diferentes traços de personalidade. Ele decidiu categorizar todos esses elementos em três disposições:

 Traços cardeais: Aspectos que dominam a personalidade de um indivíduo.

 Traços centrais: São os principais adjetivos utilizados para descrever a personalidade de uma pessoa.

 Traços secundários: São os traços relacionados às atitudes e preferências de um indivíduo.

 

12 – Há uma vocação teleológica na obra de Gordon Alport, o que o aproxima em certa medida dos estudos de Jung e Adler. Discorra sobre isso destacando qual elemento Alport considerava mais relevante no estudo das motivações do comportamento.

13 – Como a análise fatorial impactou a obra de Raymond Cattel?

14 – Como Cattel definia a estrutura da personalidade?

15 – Qual o papel da teoria e traço na obra de Cattel?

16 – O que é Atitude para Cattel e qual o papel no funcionamento da personalidade?

2ª lista de exercícios

1 – Quem foi Carl Rogers e quais aspectos de sua história se relacionam com sua teoria?

Carls Ramson Rogers, nasceu em janeiro de 1902, num subúrbio de Chicago nos Estado Unidos. Percurso da Psicologia Humanista . Rogers defendia uma ideia positivista , de que o núcleo da personalidade humana tendia à saúde e o bem estar do seus pacientes . Em 1940, tornou-se professor na universidade Estadual de Ohio. Faleceu em 05 de janeiro de 1987, em La Jolla, nos EUA, o maior psicólogo e psicoterapeuta que o mundo conheceu. A teoria da personalidade , como Freud, Jung,Adler,Sullivan, originou - se de suas experiências no relacionamento com seus pacientes .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com