TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  14/5/2017  •  Seminário  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO[pic 1]

AULA DE QUÍMICA: I ANO ENSINO MÉDIO

TEMA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr

AULA PAUTADA NA TEORIA DE PIAGET

               Orientadora

Prof.ª Dra. Shirley Santos Teles Rocha

               Dupla/grupo

Maria Elizabete Bispo dos Santos e

Fabia Alexandre

Aracaju/Se

06/02/2017

INTRODUÇÃO

A aula desenvolvida foi pauta sobre o olhar construtivista de Piaget, pois baseando -se em seu teórico de que a sala de aula não se constitui apenas em um espaço para construção do conhecimento, mas é também um espaço socializador, lúdico e de experiências trocadas entre aluno e educador, ou seja, a escola é um espaço coletivo, onde o professor é o sujeito mediador, um referencial afetivo, dando significado na construção do conhecimento na vida do aluno, e que no entanto o sujeito interage ativamente do processo.

Para Piaget a inteligência, a aprendizagem e a construção do conhecimento estão relacionadas.

METODOLOGIA

Baseado nos estágios que vai de 0 há os 16 anos, os quais Piaget classificou de sensório-motor (0-2 anos); pré-operacional (3-7 anos); operações concretas (8-11 anos) e operações formais (11-16 anos).  A aula foi desenvolvida na teoria Piagetiana e pautada no estágio de operações concretas que vai dos 11 aos 16 anos, visto que a mesma foi ministrada para alunos com essa faixa etária de idade, (1º ano ensino médio), pois é nessa fase aproximadamente que permite ao adolescente formular a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e ideias abstratas, assimilação e acomodação. Em seguida damos início a aula com os recursos didáticos necessários para a execução da estratégia.

1. Passo a passo da aula

1.1 – O professor Fabio no primeiro momento da aula incorporou o Atomismo Grego, falou da teoria, do surgimento da evolução dos modelos atômicos, a.C., e citou os filósofos gregos da época, Leucipo e Demócrito, formulando nos alunos um processo de assimilação do conhecimento, ou seja, esquemas mentais de Átomos, instigando – os ao processo de acomodação, um processo de desenvolvimento e envolvimento em conjunto do professor/aluno.

A problematização do conteúdo sobre o real sentido de Modelos Atômicos, instigou os alunos a formular o sentido da matéria, ou seja, nesse processo o professor Fabio desempenhou o papel que para Piaget é fundamental no desenvolvimento cognitivo, manifestado pelo processo de construção através da interação professor/aluno. Os esquemas de modelos atômicos foi se organizando de acordo com as discursões.

1.2 – O processo de construção tornou nos alunos estruturas de organização dos esquemas, visto que houve a compreensão, ou seja, o equilíbrio, mundo real que para Piaget indica que o indivíduo construiu o desenvolvimento das operações formais, pois a parti daí os alunos por sua vez conseguiram interagir de forma organizada e equilibrada sobre o conteúdo, uma vez que o aluno Felipe Latta quando o professor explicou quanto a teoria de Thomson ele manifestou-se falando ente outas coisas, dos orbitais atômicos “ampola de vidro, excitação dos elétrons na camada de valência”, percebe-se que o conteúdo desenvolvido alcançou a aprendizagem. Pois nesse sentido o sujeito através dos esquemas no sentido de interações estabelece as condições necessárias de avanço significativo do conteúdo, pois possibilitou o desenvolvimento cognitivo, acomodação, assimilação e equilibração.

1.3 – Piaget na sua obra (1998), fala do respeito mútuo, ou seja, deve haver respeito entre o professor e o aluno, pois isso torna essencial nas relações de qualquer ensinamento, quanto a isso dando inicia ao assunto, a professora Elizabete explicou a Teoria de Dalton, os alunos demostraram a priori, um comportamento perceptivo de maturidade, ou seja, aparição de determinadas condutas durante o processo de desenvolvimento do assunto. Através de alguns comentários deu para entender que os alunos por sua vez tinham acomodado e assimilado a evolução da teoria de Dalton quanto os seus postulados e teoria. Esse momento “eu, professora” assumir o papel de colaboradora do conhecimento, pois para Piaget a mediação professor/aluno tem a função fundamental e decisiva no processo de construção do conhecimento.

Os alunos já tinham o conhecimento prévio, no então não provocou reação de desequilíbrio, pelo contrário acomodou no sentido de evolução, tanto é que encima da teoria de Dalton foi possível uma assimilação com a realidade (modelo bola de bilhar), onde alguns alunos comentaram, ao invés de “bola de bilhar poderia ser bola de sinuca”. A importância do professor mediador no processo de construção do conhecimento na vida dos educandos.

1.4 – A aula continua, agora sobre a teoria de Rutherford. A continuidade do assunto instigando nos alunos o que Piaget classificou com equilíbrio, foi como se os alunos já conhecessem a teoria, ou seja, como se já houvesse o processo de assimilação de acomodação e de equilibração quanto ao experimento de Rutherford. Mas Piaget deixa claro que não existe nada concreto, os indivíduos vivem em constantes desenvolvimento e consequentemente de aprendizagem, é tanto que em sua teoria ele fala das reorganizações, desequilíbrio com novos esquemas nesse meio a interação assimiladora foi essencial, e, então eu como professora mediadora mostrei para os alunos o processo das partículas α que Rutherford estudou e citei como exemplo se eu pegasse uma bolinha de gude e disparasse na direção do meu notebook, a maioria das bolas de gude iria atravessar a tela e pouquíssimas iria desvia-se e quase nenhuma iria volta, daí teve um aluno que falou “mais isso poderia quebra seu computador”. Essa fala constitui como uma ação acomodadora, ou seja, modificação do sistema de assimilação quanto aquilo que tinha constituído como partículas α, no entanto o conceito de Rutherford gerou uma reorganização quanto ao conhecimento prévio do que seria bola de bilhar, pois houver o processo de acomodação, os alunos modificaram o conceito de partículas α. Desse modo reorganizou as estruturas dos alunos e por sua vez como mediadora no processo de construção do conhecimento expliquei como forma de assimila novos esquemas, novas formas de organização, assimilação e adaptação quanto ao conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com