TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STRESS PROFISSIONAL

Artigo: STRESS PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Artigo  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

STRESSE OCUPACIONAL

Estresse é uma combinação de reações fisiológicas e comportamentais apresentadas por uma pessoa quando se sente ameaçado ou desafiado, sendo um processo dinâmico que se manifesta por meio de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais. Estudos afirmam que 50% a 80% das doenças possuem fundo psicossomático ou estão relacionadas a altos níveis de estresse.

E a conseqüência destes motivos dentro das organizações é o que chamamos de estresse ocupacional, que nada mais é do que o estresse sofrido pelo indivíduo dentro do ambiente de trabalho. Esta doença pode ser causada pela presença de agentes agressivos como riscos das atividades executadas ou sobrecargas de serviços rotineiros, além do assédio moral. Outros fatores que também influenciam este comportamento é a falta de uma comunicação eficaz dos gestores com seus colaboradores, tarefas excessivamentes monótonas e repetitivas ou a falta de desafios intelectuais para as pessoas. Outro ponto de atenção é a insegurança dos profissionais nos seus postos de trabalho, pois não existe nas empresas nenhuma segurança de que seu emprego está garantido.

Todos estes itens relacionados tornam o indivíduo oprimido no ambiente de trabalho, daí a importância do gestor em estar procurando minimizar o impacto que determinadas atividades ou o ambiente podem exercer sobre uma pessoa. Para se evitar estes obstáculos vem à importância no estudo do perfil do funcionário e o da função, que devem ser muito bem analisados antes da contração, para poder colocar a pessoa certa no lugar certo, evitando assim problemas futuros para as partes.

Quando uma pessoa começa a apresentar um quadro de estresse ocupacional ele demonstra alguns sintomas físicos como falta de concentração, indecisão, esquecimento, sensibilidade para críticas e atitudes rígidas. Por outro lado ele também demonstra alguns distúrbios emocionais como medo, ansiedade, excitação, nervosismo, tensão, irritabilidade, raiva, hostilidade, tristeza, vergonha, mau humor, solidão, ciúme, sentimento de insatisfação e falta de interesse.

O reflexo de todos estes sintomas recai brutalmente na organização, pois tem como conseqüência o aumento do absenteísmo, o crescimento do índice de evasão, a baixa de qualidade no trabalho, aumento dos conflitos interpessoais e a insatisfação dos colaboradores, além da diminuição da produtividade e baixo rendimento.

As organizações podem ajudar e muito a minimizar o estresse ocupacional, melhorando a relação do trabalho com as pessoas, proporcionando treinamentos e tempo adequado tanto para o aprendizado quanto para a execução das atividades, fornecer uma descrição clara e precisa sobre o que deve ser executado pelo colaborador, quais são suas rotinas e o seu impacto para o fluxo produtivo. Isso porque o trabalhador precisa se sentir como parte do processo, não apenas como mais um posto de trabalho. Eliminar ou diminuir exposições físicas prejudiciais à saúde como ruídos excessivos, substâncias tóxicas e outros fatores ambientais também são pontos de atenção a serem analisados.

O que precisa ser avaliado pelos gestores é a sua relação com seus subordinados, pois é um contato direto e diário que merece ter uma boa sintonia entre as partes. Por isso que uma boa comunicação é um item importante que gera confiabilidade e credibilidade, que ajuda no dia a dia do trabalho e evita distorções de entendimento em determinadas situações. Também dentro da comunicação o gestor precisa ouvir com respeito e serenidade os questionamentos dos funcionários e se possível apresentar respostas concretas que possam agregar valor aquilo que o indivíduo esta indagando ou sugerindo.

Por estes motivos que o investimento na Qualidade de Vida do Trabalho (QVT) vem sendo ponto chave para as empresas, pois esta ferramenta ajuda as partes a terem um relacionamento mais aberto e dinâmico, fazendo com que os impactos do trabalho sejam amenizados. Programas de vacinação, leitura, jogos, confraternizações e trabalhos laborais são formas de se fazer esta interação, deixando os funcionários e seus familiares mais a vontade em relação à empresa, tendo como conseqüência um melhor rendimento na execução de suas tarefas.

A partir dessas considerações, delineia-se uma clara aproximação entre os fatores relevantes para a promoção da QVT e os descritos como protetores para a saúde mental e para a satisfação no trabalho, que são investigados nos principais modelos de estresse ocupacional, devendo-se ressaltar que inúmeras pesquisas neste campo de estudos têm reconhecido consensualmente a relação entre Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida.

A responsabilidade social de uma empresa é muito importante para seus colaboradores e a comunidade, pois trás uma importância positiva sobre a vida dos indivíduos, tanto dentro como fora da empresa.

Sintomas de stresse relacionado com o trabalho

O stresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stresse contam-se:

Ao nível da organização:

• absentismo, elevada rotatividade do pessoal, incumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.

A nível individual:

• Reacções emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);

• Reacções cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);

• Reações comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e

• Reações fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão)

Autoconhecimento como forma de lidar com o stress

A primeira coisa que podemos fazer é pensar a respeito do que sentimos, com sinceridade.

Precisamos pensar e sentir se de fato concordamos em viver dentro de caixinhas apertadas ditadas pelos padrões!

Procure investigar a verdade de seus sentimentos e desejos!

É realmente impossível viver sem a aprovação de todos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com