TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS Sistema Unico de Saude Conceito

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

São poucos os países do mundo que contam com um sistema universal e gratuito como o SUS no Brasil, sendo este uma grande conquista para o povo brasileiro. Qualquer pessoa que esteja no território nacional, independente da classe social e nacionalidade, tem o direito aos serviços de atenção à saúde.

Os três princípios para o funcionamento desse sistema são:

  • Universalidade: Todas as pessoas tem direito a saúde, atendimento médico e hospitalar, sem importar a classe social, renda, nacionalidade, raça, gênero, e etc. Além disso, é dever do governo promover assistência à saúde de forma igualitária a todos. Sem dúvida, a universalidade no marco histórico da criação do SUS não se trata somente de um projeto de reestruturação no âmbito da saúde, mas também um projeto de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

  • Equidade: perante o SUS todos são iguais, entretanto, é preciso tratar com particularidade e mais atenção as pessoas mais vulneráveis que dependem do SUS, como pessoas de baixa renda, idosos, portadores de necessidades especiais e doenças crônicas, pessoas em tratamento de câncer, gestantes, crianças, e etc. Este princípio deriva das iniquidades sociais e econômicas, um grande problema nacional, que gera desigualdades no acesso, na produção e na gestão dos serviços de saúde. Por conseguinte, o princípio de equidade, para alguns, diz respeito a tratar desigualmente o desigual, atender as necessidades coletivas e individuais, em busca de investir onde a iniquidade for maior.

Integralidade: A Constituição reconhece que o atendimento integral deve priorizar as ações preventivas, dito isto, o cuidado à saúde não se resume ao consultório ou hospital, nem muito menos é preciso esperar que uma doença se manifeste para se cuidar.

Como exemplo de prevenção podemos mencionar que, o SUS cria campanhas educativas com o objetivo de informar às pessoas sobre cuidados pessoais, preservação do meio ambiente, cuidados alimentares, e ações sanitárias que reduzam a ocorrência de doenças na população.

O usuário do SUS tem o direito aos serviços que correspondem às suas necessidades, ou seja, da vacina a quimioterapia, e prioriza o desenvolvimento de ações preventivas como também a reabilitação da saúde.

Durante a ditadura militar as ações de prevenção coletivas foram descuidadas, por isso a denominação ``Sistema Único de Saúde``, pois não são dois sistemas diferentes, um para prevenção e outro para tratamentos. Portanto, na direção do SUS em cada esfera de governo devem ser organizados serviços e ações que promovam à integralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com