TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Segurança no Trabalho

Por:   •  31/10/2018  •  Seminário  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Segurança e Saúde no Trabalho?

Qual a importância da Segurança e Saúde no Trabalho, na atualidade?

Segurança e saúde no trabalho é um conjunto de ações que visa a proteção do trabalhador no seu ambiente de trabalho, tendo um caráter preventivo, para assim haver redução dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, promovendo a saúde do sujeito no ambiente laboral.

Numa visão histórica a preocupação com a segurança e saúde do trabalhador é algo recente, hoje há relevância nas organizações e vem com caráter preventivo, tendo um olhar para a higiene do trabalho no ambiente que esse colaborador ocupa, segurança, atentos também a saúde e os acidentes neste ambiente.

Algumas medidas hoje são tomadas como por exemplo aquelas que tragam conscientização de segurança através de slogans em locais de passagem dentro da empresa e artigos falando sobre o tema. São realizados treinamentos entre os colaboradores para promover uma maior segurança. Maquinário desenhado por engenheiros especialistas para evitar acidentes dentro das empresas, feito também o mapeamento de localização de áreas de riscos dentro da empresa.

A segurança e saúde no trabalho hoje ocupa um lugar de grande importância para o bem estar do funcionário, promovendo assim uma qualidade de vida para o mesmo, dessa forma as empresas buscam métodos e profissionais especializados para promover isso aos seus funcionários. Dentro deles nós como psicólogos nas organizações temos um papel fundamental pois não é somente fatores externos que promovem o adoecimento ou acidentes no trabalho, os fatores psíquicos e emocionais também os compõem, entendendo que os fenômenos que promovem esses acidentes por exemplo não são somente sensório-motores ou associativos, mas também sociodinâmicos e de modelos psicossociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com