TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade e Funcionamento Reprodutivo

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução        

Transformações estruturais e sistêmicas        

A atração sexual na vida adulta        

Sexualidade e Funcionamento Reprodutivo        

Quais as diferenças entre a sexualidade masculina e feminina?        

Saúde e sexualidade        

Considerações finais        

Referência bibliográfica        

Introdução

Após passar pela puberdade somos conduzidos a um novo período de nosso desenvolvimento - nos tomamos adultos. O momento cronológico em que o homem passa a assim ser considerado é entre os 20 e 60 anos. Entretanto, o enfoque deste trabalho se dará no conceito de meia-idade, que arbitrariamente se inicia aos 40 anos. A idade adulta não traz mudanças enormes como acontece na adolescência, entretanto, na meia-idade o homem se depara com situações significativas psicológica e corporalmente.Se compararmos o aspecto sexual entre esses dois períodos veremos que para o adulto sua sexualidade é, no geral, vivida de forma mais tranquila, apesar de não seguir um padrão, pois é muito distinta de pessoa para pessoa. Dessa forma, aspectos genéticos, religiosos e sobretudo culturais são determinantes no modo em que a sexualidade será explorada pelos indivíduos.

Nesse período não se passa pelas mesmas turbulências vividas na adolescência, assim, ao mesmo tempo em que tende-se a considerar a sexualidade de forma mais natural e tranquila na vida adulta, é também um período movimentado por haver uma miscelânea de eventos relacionados. Ele é, digamos, o momento de se fazer o balanço da vida.

Neste trabalho será, pois, abordado o modo como se compreende a sexualidade na vida adulta, salientando que não se considera aqui a sexualidade apenas como o sexo propriamente dito, mas como uma categoria geral influenciada por diversos fatores, tais como saúde, cultura e religião.

Transformações estruturais e sistêmicas: quando começa a meia idade?

A meia idade é, na verdade um constructo social. É compreendida como  uma etapa distinta que tem suas próprias normas, oportunidades, papéis, desafios e crescimento pessoal, além de ser uma época de se fazer um balanço dos anos vividos e dos anos que ainda virão e decidir como melhor utilizar a parte restante do seu ciclo de vida.

Certas mudanças psicológicas são resultado de envelhecimento biológico e da constituição genética do ser humano. Mas acúmulos de fatores comportamentais e de estilo de vida desde a infância mudam as condições, a ocasião de acontecimento e da extensão dessas mudanças. Ex.: as pessoas que são fisicamente ativas podem preservar a força muscular. As pessoas que levam vidas sedentárias perdem tônus muscular e energia, mas pessoas que são ativas desde cedo colhem os benefícios de mais vigor após os 60 anos.

O funcionamento sensório e psicomotor tem pequenas mudanças no início da idade adulta até os anos intermediários e vai crescendo de acordo ao envelhecimento. Como por exemplo, uma mulher de 60 anos não consegue andar com a rapidez que tinha antes. Há também a perda auditiva gradual, problemas visuais devido a mudanças na pupila do olho, o cristalino se torna menos flexível; essas mudanças ocorrem no início da meia-idade e se conclui aproximadamente aos 60 anos de idade. A sensibilidade gustativa e olfativa começa a diminuir na meia idade principalmente em pessoas que fazem tratamento médico. Adultos começam a perder sensibilidade ao Tato após os 45 anos e à dor após os 50 anos.

As mudanças estruturais e sistêmicas podem se tornar perceptíveis a partir da meia idade quando a pele fica mais lisa, por que os tecidos abaixo dela perdem gordura e colágeno; os cabelos ficam mais ralos e grisalhos pela diminuição da melanina. As pessoas transpiram menos, tendem a ganhar peso e perdem altura devido à concentração dos discos intervertebrais. A partir dos 40 anos, as pessoas começam a ter perda líquida de osso. Eles se tornam mais finos e mais quebradiços e se acelera aos 50 anos e mais rápido nas mulheres do que nos homens e causando muitas vezes a osteoporose. Além disso, as articulações ficam mais rígidas. Em alguns adultos o coração começa a bombear mais lentamente e aos 65 anos 40% de sua força aeróbica pode ser perdida. O pulmão começa a diminuir a partir dos 40 anos. E a regulação da temperatura e o sono também diminuem.

A atração sexual na vida adulta

Costuma-se pensar que a atração sexual seja apenas um fenômenofísico ou social, mas boa parte dela, senão a maior, depende da biologia. Apesar de acharmos que escolhemos nossos parceiros com os olhoscabe ressaltar que o olhar não é tudo, uma vez a atração depende (e muito) do olfato.Em diversos locais em que estamos pode existir essa atração. Mas de que modo ela ocorre? Aparentemente é um efeito repentino alguém parecer mais interessante e chamar mais a atenção que outros, mas o segredo se encontra no local menos considerado – o nariz. Os nervos olfativos fazem mais do que reconhecer os cheiros dos ambientes; sem percebermos eles detectam e analisam características de uma substância liberada junto ao suor de todas as pessoas que nos cercam - os feromônios, que são responsáveis por causar a atração e estímulos necessários na escolha do parceiro. Através deles as células olfativas conseguem fazer uma espécie de varredura e captar informações sobre nossa genética e saúde, de modo que, quando uma pessoa “de repente parece mais interessante” é, na realidade, o cérebro analisando e emitindo sinais para nos ajudar a escolher a pessoa com os melhores genes que aumentem as chances de sobrevivência dos filhos que poderão vir.

Após o trabalho de captação e leitura dos feromônios entra em cena a dopamina, que é um neurotransmissor que traz a sensação de bem-estar. É um elemento tão potente quanto a Cocaína, pois gera euforia e pode causar dependência também. Enquanto se está com o parceiro escolhido a sensação da dopamina é liberada e assim, depois de um tempo juntos o adulto começa a pensar em estabelecer estágios mais profundos das relações amorosas como compromisso, casamento e, posteriormente, os filhos.Em nossa sociedade esse é o momento em que o homem está pronto para relacionamentos duradouros e frequentemente passa a existir a pressão externa para que todos encontrem seus parceiros e estabeleçam suas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com