TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmundo Freud e a educação

Pesquisas Acadêmicas: Sigmundo Freud e a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sigmundo Freud e a educação

Sigmundo Freud, nasceu no dia 6 de maio de 1856, em Frulerg, pequena cidade da Maraiva. Seus pais eram judeus ele era o mais velho de oito irmãos, filho do segundo casamento de seu pai, seus pais não mediam esforços para lhes darem uma boa educação.

Freud começou sua atividade profissional como neurologista tentando trazer alívio para seus pacientes neuróticos, descobriu alguns importantes fatos sobre consciente, á vida psíquica e o papel dos desejos dos instintos, dessas descobertas nasceu uma nova ciência,a psicanálise uma parte da psicologia, área do conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano, afim de entender as doenças mentais e futuramente o próprio homem. Por isso a contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo cientifico, agora a mente humana é alvo de muitos estudos, graças a conclusão freudianas.

A teoria freudiana percorreu e ainda percorre por todos os cantos do mundo, em conferências seminárias. Por ele ter a coragem de levar para dentro do circulo intelectuais, a questão de sexualidade em todos os seus sentidos, e dizer que os instintos sexuais atuam em nossos problemas.

Na educação Freud problematizou o excesso de poder e de repressão que o processo educacional atua no indivíduo, dizendo que várias histórias que acontecem com o sujeito, estão ligadas ao tempo em que á criança esta desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social. Ele usou muito e prática da hipnose que fazia com que seus pacientes voltassem no momento que os levaram a um trauma, e a maioria das vez eram problemas relacionados a sentimentos reprimidos com origem em experiência sexuais pertubadoras. Por isso defendeu a teoria em que as crianças não fossem reprimidas na sua sexualidade e sim explicassem para elas, assim deixariam de ter problemas futuros.

Freud buscou relacionar á sexualidade com a educação com o intuito de ligar a psicanálise como uma ferramenta estimuladora de práticas intelectuais, tendo em vista melhorar o ambiente escolar e social.

A teoria freudiana, está totalmente sustentada na estrutura da mente que conhecemos por inconsciente.È no inconsciente que está o conflito entre o super EGO e o ID. À resolução desses conflitos estão manifestados em nosso EGO.

Exemplos:

ID: È a reserva inconsciente dos desejos e impulsos de origem genéticas e voltados para a preservação da vida.

EGO:É a parte racional da alma significa “eu” é a consciência, obedeceu ao principio da realidade, ou seja, a necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao ID sem transgredir as exigência do super EGO.

SUPER EGO: È a parte i racional da alma, se comporta como vigilante moral, e atua como juiz moral.

Para Freud , o conhecimento está sempre permeado pelo desejo. Se no ensino e na aprendizagem, possuem por um lado componentes inscritos no campo intelectual, possuem também toda uma carga emocional, em grande parte inconsciente. E isso tem a ver tanto com o universo psíquico do professor, quanto com o da alma, ao mostrar que os fenômenos das salas de aula são mais humanas do que técnicos, a psicanálise abre um caminho diferente para o professor, pede então menos ênfase a métodos e mais preocupação com o indivíduo.

Jean Piaget e a educação

Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchátel (Suiça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Ele especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, várias visões e teorias tradicionais a aprendizagem.

Através dessa pesquisa vamos conhecer um pouco mais ás características dos estágios de desenvolvimento proposto por Piaget. Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental sobre a ação e a operação, para ser mais claro há uma separação entre a criança e o adulto, elas encontram-se em um período de preparação, e o professor tem o papel principal nesse processo de desenvolvimento da criança. As crianças não raciocinam como os adultos, elas apenas se inserem nas regras impostas por eles.

Durante á metade do século XX, Piaget foi o nome mais influente no campo da educação. Ele nunca atuou como pedagogo, ele era biólogo,e dedicou a sua vida a observações de conhecimentos pelo ser humano, particularmente á crianças.

Contribuições linguisticas

A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico- matemático, que é fundamental na escola, porém dependendo da estrutura do conhecimento da criança, não pode ser ensinado. “segundo Lino de Macedo”.

As descobertas de Piaget, foram e continuam sendo muito importante na pedagogia, de certa forma demonstrou que a transmissão de conhecimento é uma transmissão limitada, aprendemos que não se pode fazer uma criança aprenda o que ainda não tem condições de absorver, cada criança tem o seu tempo e cabe ao professor estimular a criança para que elas descubram aquilo que são capazes de desenvolver em sala de aula e em seu dia a dia.

Segundo Piaget o desenvolvimento infantil progride ao longo de uma série de estágios, caracterizado pelo desenvolvimento de novas capacidades, isso consiste em um nível mais avançado de adaptação.Ele descreveu quatros estágios mais importantes e vários subestágios ao longo dos quais as crianças progridem em seu desenvolvimento.

O primeiro estágio é o sensório-motor, que vai até aos 2 anos, essa é a fase onde a criança adquire a capacidade de administrar seus próprios reflexos, e o período onde antecede a linguagem.

Estágio pré- operacional vai dos 2 aos 7 anos de idade é caracterizado pelo surgimento da capacidade e o domínio da linguagem, nessa fase a criança ainda não é capaz moralmente de se colocar no lugar de outra pessoa.

O estágio das operações concretas dos 7 aos 11 ou 14 anos, nessa fase já tem noção de reversibilidade das ações.Elas já conseguem saber qual a diferença entre os objetos, a criança com essa idade já tem o domínio de tempo e números.

Por volta dos 12 anos começa o estágio da operação formal, essa fase marca a entrada na fase adulta á criança já se torna um adolescente capaz de ter o domínio de seus pensamentos lógico e dedutivo.

Ao longo de toda essa teoria podemos concluir que: O trabalho de educar crianças não se refere somente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com