TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endocrino

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA ENDOCRINO

Todas as ações e funções do nosso corpo são coordenadas pelo sistema nervoso e sistema endócrino (hormonal)

O sistema endócrino é formado por varias glândulas, que se situam em diferentes partes do nosso corpo. As glândulas são estruturas que possuem determinada função no corpo. As glândulas endócrinas são responsáveis por lanças substancias no sangue denominadas hormônios, onde ao serem lançados percorrem por toda parte do corpo até chegar ao órgão- alvo, onde atuam.

HIPOFISE

A hipófise pode ser considerada a “glândula mestre”, ela é uma pequena glândula que se conecta com o hipotálamo ela esta situada na base do cérebro, ela é responsável por produzir hormônios, onde muito deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, por exemplo: tireoide, supra-renais e as glândulas –sexuais. Todo o funcionamento do nosso corpo depende do equilíbrio hormonal. A hipófise é dividida em dois lobos: a adenoipófise e a neuroipófise. O funcionamento da adenoipófise é estimulado pelo hormônio de liberação e inibida pelo hipotálamo. A neuroipófise é uma continuação do hipotálamo.

GH: Somatotrofina ou Hormônio do crescimento, promove crescimentodos músculos e ossos e atua no metabolismo

ACTH: Hormônio estimulante do córtex da suprarenal, produz três hormônios: glicocorticóides (cortisol), mineralocorticóides (aldosterona) e sexocorticóides (hormônio sexual masculino).

TSH: Hormônio Tireoestimulante (Tireotropina), estimula a glândula tireóide a produzir dois hormônios T 3 (triiodotirosina) e T 4 (tretaiodotirosina ou tiroxina) que promovem aumento do metabolismo.

FSH: Hormônio Folículo Estimulante é um hormônio gonadotrópico atua nas gonodas (ovários e testículos). Nas mulheres promove o desenvolvimento folicular ovariano e nos homens a espermatogênese (produção dos espermatozóides).

LH: Hormônio Luteinizante é um hormônio gonadotrópico atua nas gonodas (ovários e testículos). Nas mulheres promove a maturação final do óvulo, fazendo a liberação do óvulo do ovário para a tuba uterina e estimula a formação do corpo lúteo para produção de estrógeno e progesterona. No homem estimula os testículos para a produção do hormônio sexual masculino que é a testosterona.

MSH: estimula melanócitos na pele e formação da melanina (e sua concentração).

ADH: promove retenção de água nos túbulos renais distais, diminui a sudorese.

TIREOIDE

A tireoide produz a tiroxina, hormônio responsável por controlar a velocidade do metabolismo do corpo. Caso ocorra hipertireoidismo, isto é, funcionamento exagerado da tireoide, todo metabolismo fica acelerado. Caso a tireoide venha produzir menos ou menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotireoidismo, que altera o organismo onde o metabolismo fica mais lento.

PARATIREOIDES

Paratireoide são quatro glândulas localizadas em volta da tireoide.

As paratireoides produzem o paratormônio, hormônio que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com