TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sniffy virtual

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

O que faz com que os organismos se comportem? Quais são os fatores que influenciam o comportamento dos organismos? Graças à Análise Experimental do Comportamento (AEC), a Psicologia pode obter respostas para questões importantes como estas, baseando-se para isto em evidências empíricas alcançadas através de observações, medições e experimentações objetivas.

O estudo dos conceitos básicos da AEC e a iniciação nos modos de pensar e investigar de uma ciência experimental é, geralmente, produto de um trabalho científico, tendo no laboratório o local privilegiado para esta prática. Considerando que os resultados anteriores dos experimentos propostos são amplamente conhecidos e podem ser previstos com segurança optamos aqui pela utilização do laboratório virtual, que permite a simulação fidedigna das práticas adotadas pelos psicólogos cientistas do comportamento.O instrumento utilizado é o programa virtual Sniffy: o rato virtual (versão pro 2.0) (ALLOWAY, WILSON, GRAHAM; 2006), que simula o comportamento do rato Wistar (raça de ratos brancos utilizados em laboratórios). É importante lembrar que o aprendizado não ocorre sem a intervenção do experimentador/aluno. O animal virtual não está programado para “aprender sozinho”, por isso no laboratório virtual os procedimentos devem ser seguidos de maneira correta, assim como no laboratório real. Para que ocorra o aprendizado do animal é importante que a execução de cada experimento seja feita com atenção, tanto na observação quanto na anotação das variáveis solicitadas. O programa utiliza a comida (ração) como estímulo reforçador para o comportamento do animal, portanto trabalha com o esquema de privação da mesma, então sempre que se iniciar o programa, será simulada uma privação por 48 horas, que é o tempo de privação mínimo utilizado nos experimentos no laboratório real.

A utilização do rato virtual representa uma grande contribuição para o aprendizado, permitindo que todos os conteúdos propostos sejam trabalhados adequadamente. Porém, não nos esqueçamos de que, para o completo aproveitamento, não podemos prescindir do envolvimento do aluno na realização das tarefas propostas e leitura do material indicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com