TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialização na Educação infantil

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

                                 

                                  Socialização na Educação Infantil

A educação infantil é considerada como corresponsável pelo início da interação social, como criação de vínculos sociais e de caráter cooperativo envolvendo crianças, professores, membros da família e adultos em geral.

Segundo estudos e pesquisas realizadas, comprovou-se que na educação infantil a criança esta mais propensa a aprender e a se desenvolver socialmente, através da interação com outras crianças de sua idade e com os professores, é a partir desse momento que ela começa a se perceber como parte sociedade, começando assim a desenvolver mais profundamente o processo de socialização. É nos momentos vivenciados na escola que se desenvolvem as habilidades sociais e o senso de coletividade e empatia.

Porém a socialização na escola é complexa e abrange temas como o bullying, questões sócia econômica, gênero e evasão escolar. O espaço educacional é um agente importante na formação do individuo e no seu sentimento de pertencer à sociedade em que está inserido.

A educação Infantil surgiu com caráter de assistência à saúde e preservação da vida, não se relacionando com o fator educacional. A pré-escola surgiu da urbana a típica sociedade industrial, não surgiu com fins educativos, mas para prestar assistência. Na década de 80, ocorre a abertura política e os movimentos pelos direitos humanos se intensificam. Na constituição de 1988 aumentam as leis que protegem os cidadãos e seus direitos, o direito a educação infantil. A partir da Constituição de 1988 as famílias obtiveram o direito a creche para seus filhos de até 6 anos de idade (artigo 208). Nessa época também aumenta o número de mulheres que trabalham fora, aumentando assim a demanda por creches e pré-escola. O estatuto da criança e do adolescente de 1990, lei numero 8.069/1990 diz no artigo 54: È dever do Estado assegurar a criança e o adolescente parágrafo IV: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de 0 a 6 anos de idade, ou seja, a educação infantil é um dever do estado e direito das crianças famílias.

A definição da socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. A socialização cria as qualidades que tornam plenamente humanos. Temos potencial para ação humana ao nascer, mas adquirimos a linguagem, o eu, a mente, a consciência quando nos tornamos socializados. A criança pequena apresenta, potencialidades que são desenvolvidas em contextos de interação social que propiciam a aprendizagem. À medida que as atividades da criança se tornam mais complexas, os indícios das suas demandas passam a serem significados pelo outro social, e ressignificados pela própria criança, tanto no contexto das interações com os adultos, quanto nas interações com seus colegas.

Interações sociais construtivas são aquelas onde há estímulo ao desenvolvimento de sentimentos e atitudes positivos em relação a si mesmo e ao outro. Nas interações sociais negativas, entretanto, a ênfase recai sobre o interesse individual, sem que haja preocupação com os sentimentos ou necessidades dos outros. Tais interações vêm, geralmente, associadas a diferentes graus de hostilidade e/ou competição com o colega. Assim sendo, a identificação e análise da estrutura de cada atividade pedagógica é fundamental quando se pretende estimular ou promover o desenvolvimento de padrões de interação. Uma atividade em grupo cooperativa tende a promover cooperação, e a competitiva, competição. Porém, a qualidade das interações  depende muito das crenças e orientações: por exemplo, desenhar pode ser uma atividade cooperativa, individualista ou negativa, dependendo de como a professora comunica e metacomunica suas expectativas: ela pode estimular a cooperação ou a competição, ou pode solicitar que cada um faça o seu, sem maiores comentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com