TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Spider desafie sua mente

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.800 Visualizações

Página 1 de 2

O filme é todo simbólico e retrata a historia de Dennis Cleg um esquizofrênico que tem sua mente perturbada por acontecimentos de sua infância o filme mostra um clássico caso edípico onde ao saber que a mãe possuía uma sexualidade o filho passa a vê-la como puta matando simbolicamente a mãe que ele imaginava ser recatada e obediente ao marido.

Em contrapartida Dennis projeta em seu pai toda hostilidade introjetada nos primeiros anos de sua vida passando a vê-lo como um carrasco ou um rival com quem tinha que disputar a atenção de sua mãe. Vemos isso na cena em que Dennis fantasia uma troca de caricias com a prostituta se pensarmos que a prostituta é a mãe então podemos entender o desejo inconsciente de estar no lugar do pai e se aproveitar da mesma forma do corpo da mãe.

É interessante observar sobre as teias que eram tecidas sobre sua cama na infância e quando adulto também, Dennis se encontra na posição esquizo paranoide tendo uma mania persecutória, tecer as teias dava a ele a sensação de proteção, outra mania desenvolvida por ele foi anotar tudo o que conseguia lembrar a respeito de sua infância em um caderno, como forma de organização e o efeito cebola que é o de colocar varias roupas também como forma de proteção.

Em certos momentos conseguimos perceber que Spider tem lapsos de consciência passando para a posição depressiva e conseguindo se recordar de algumas coisas, porém ao se deparar com a morte da mãe seu ego não suporta a culpa e ele acaba voltando para a posição inicial.

O jogo de projeção e introjeção descrito na teoria de Klein é visto varias vezes ao decorrer do filme, umas das cenas que podemos vê-lo claramente é quando a prostituta mostra o seio para Spider que o introjeta de forma maternal e ao descobrir que a mãe possuía uma sexualidade foi projetado a imagem da prostituta para ela, a mãe que lhe dava amor , carinho e compreensão (seio bom) era vista como algo bom em contrapartida a mãe que saia , bebia e tinha um relacionamento sexual com o pai (seio mal) era vista como a prostituta.

Vemos a questão do complexo de Édipo mal resolvido quando Spider fantasia a "prostituta" servindo a enguia, representando o falo, o objeto sexual.

Essas fantasias inconscientes fizeram com que Spider matasse sua mãe a envolvendo em uma teia como as aranhas faziam, o curioso é que logo após matar sua mãe ouve a junção do ego fazendo com que ele passasse para a posição depressiva e compreendesse que em todo momento mãe e prostituta eram o mesmo objeto, porém o ego não sustentou a culpa que ele sentiu havendo novamente a cisão do ego e a volta para posição esquizo paranoide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com