TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento da Psicologia até a Moderna; Marcos da Psicologia; Importância da psicologia para a formação do profissional da área da saúde

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA é a ciência que estuda o comportamento humano à partir da compreensão da subjetividade do indivíduo, de sua constituição biológica e das relações interpessoais construídas no meio que o circunda.

Nasceu no século XIX, com o Wundt, considerado o pai da Psicologia experimental, onde Psicologia quer dizer, estudo da alma, a sua utilização moderna surgiu no século XIX, quando os filósofos, fisiologistas e médicos aplicaram os métodos científicos para estudar a mente, eles aceitaram que a vida mental inconsciente estava ligada a processos biológicos do corpo.

No final do século XIX, a Psicologia adquiriu uma nova definição: Ciência da vida mental tanto dos seus fenômenos e suas condições; introspecção foi desenvolvida para expor a mente para a investigação científíca; os primeiros laboratórios experimentais de psicologia começaram a aparecer em universidades.

Em 1873 Wundt escreve o primeiro livro de Psicologia, Princípios de Psicologia Fisiológica;

Em 1875 Wundt criou o primeiro laboratório de Psicologia experimental, usando o método científico para estudar ¨sensação e percepção¨, onde acontece também a separação da Psicologia da Fisiologia e Biologia;

Utilizou a introspecção como método para estudar os estados mentais em experiências de laboratórios replicáveis.

Pensamento Psicológico: O homem sempre teve curiosidade de compreender mais sobre si mesmo e intuía a existência de uma explicação para cada comportamento humano.

Ciência Psicológica: um método de investigação que visa avaliar evidências e verificar princípios, dispõe de um corpo de conhecimento consolidado, integrado e coerente, a partir do qual explica e descreve o comportamento humano e os processos mentais (DAVIDOFF, 2004).

O MARCO DA PSICOLOGIA: Enquanto ciência foi a construção do laboratório de pesquisa de Wundt na Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1875 (ANTUNES, 2014). Além de estudar os fenômenos mentais, o pesquisador orientava estudantes oriundos de diversas partes do mundo. Esses alunos, ao voltarem para seus países de origem, disseminaram as ideias de Wundt. O laboratório recebeu o título de Primeiro Centro Internacional de Formação de Psicólogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com