TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÓCIO-CONSTRUTIVISMO

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 15

SÓCIO-CONSTRUTIVISMO (LEV VYGOTZKY)

SUMÁRIO

  1. ORIGEM DA TEORIA.......................................................................Pg. 4
  2. PRINCIPAIS AUTORES...................................................................Pg. 5
  3. CONCEITO DE APRENDIZAGEM DE ACORDO COM A TEORIA EM QUESTÃO........................................................................................Pg. 7
  4. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.......................................................Pg. 9
  5. APLICAÇÕES DA TEORIA EM SALA –EXEMPLOS.....................Pg. 11
  6. CRÍTICAS.........................................................................................Pg. 13
  7. REFERÊNCIAS................................................................................Pg. 14

  1. ORIGEM DA TEORIA

Para compreender o direcionamento das obras de Vygotsky, é útil entender o contexto no qual ele esteve inserido durante sua vida. Lev Semiónovich Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsha, na Rússia, faleceu em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose, doença que durou por 14 anos. Em sua casa, desde pequeno foi influenciado por um ambiente desafiador, intelectualmente falando. Até os 15 anos, sua educação processou-se totalmente em casa, sempre foi um aluno dedicado e interessado. Chegou a estudar alemão, latim, hebraico, francês e inglês, possibilitando a leitura de diferentes visões do mundo. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura na Universidade de Moscou, e neste período também participava de cursos de História e Filosofia. Mais tarde, seu interesse pelo psiquismo humano, o levou a estudar a Faculdade de Medicina. Tal interesse surgiu a partir dos problemas de crianças com defeitos congênitos como cegueira, retardo mental severo, afasia, etc., estimulando Vygotsky a encontrar alternativas que pudessem ajudar o desenvolvimento destas crianças e também a entender melhor os processos mentais humanos. (REGO, 1999)

Vygotsky encontrava-se em um momento da sociedade soviética pós-revolucionária, ou seja, a ciência neste momento era extremamente valorizada devido à esperança que este pudesse auxiliar a resolver os problemas sociais e econômicos do povo. As produções acadêmicas preocupavam-se com o desenvolvimento de abordagens em diversas áreas. Criou-se assim, uma atmosfera de grande estímulo para a busca de respostas às exigências de uma sociedade em processo de transformação. (REGO, 1999)

Rego (1999), afirma que nas primeiras décadas do século XX, a psicologia encontrava-se dividida em duas vertentes: um ramo de ciências naturais, que explicaria os processos elementares sensoriais e reflexos, e outro ramo com características de ciência mental, que descrevia a propriedade dos processos superiores.

Porém, Vygotsky entendeu que ambas as vertentes acabaram dividindo e colocando a psicologia em crise, portanto, ele sugere uma “nova psicologia” que sintetizasse os dois ramos: uma teoria marxista do funcionamento humano. Sendo assim, Vygotsky e seus seguidores se dedicavam principalmente à construção de estudos para atestar que o pensamento adulto é culturalmente mediado, sendo a linguagem o principal meio de mediação. Ele concordava com a idéia da plasticidade dos seres humanos diante das pressões ambientais, porém, afirmava que não poderia levar em consideração apenas o meio, mas também a maneira pela qual o ambiente era criado pelas pessoas. (REGO, 1999)

  1. PRINCIPAIS AUTORES

Lev Semiónovich Vigotski psicólogo soviético nasceu em 1896 na Rússia e criou a teoria histórico-cultural da psique do homem. Viveu na época de transformação de uma sociedade capitalista para a construção de uma sociedade socialista e pelo contexto político-social-histórico em que vivia Vigotski, teve a possibilidade de pleitear a construção de uma psicologia marxista. A época em que vivia era a época histórica da revolução russa, assim viu a necessidade de construir uma psicologia geral com um novo enfoque metodológico, que respondesse as questões de toda uma sociedade e não somente de uma parte da sociedade: a classe burguesa. Usou os princípios do materialismo histórico dialético nas investigações dos fenômenos psicológicos e viu o processo de aprendizagem como um processo ativo.

Segundo Palangana (1994), para Vigotski, o sujeito em relação ao seu processo de aprendizagem não é somente um sujeito ativo, mas sim um sujeito interativo. Aos poucos, o desenvolvimento do pensamento do sujeito passa a ser orientado pelas interações que este estabelece com pessoas mais experientes, não sendo a maturação a principal circunstancia do desenvolvimento cognitivo. É na possibilidade de troca com outros sujeitos e consigo próprio que os conhecimentos vão se internalizando no psiquismo de cada sujeito. Segundo Coll (1999), para Vigotski, é através da aprendizagem mediada pela relação com o outro que construímos os conhecimentos que permitem o desenvolvimento mental. Essa aprendizagem não é apenas passiva é interativa. 

Alexéi Nicoláevich Leóntiev psicólogo soviético foi membro da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS, foi criador da teoria psicológica geral da atividade. Leóntiev finalizou seus estudos na Faculdade de Ciências Sociais na Universidade de Moscou e começo a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou, dirigida por A. R. Luria nesta época, começando assim a reestruturação da psicologia soviética com a base na filosofia marxista. Também nesta época, Leontiev, trabalhava no Instituto de Defectologia.

O encontro de Leóntiev com Vigotski foi decisivo para contribuir com a teoria histórico-cultural. Sua primeira investigação importante foi o trabalho “O Desenvolvimento da Memória” (1931) e outras obras posteriores como: “Ensaio sobre o desenvolvimento da psique” (1947) que trata sobre o problema da origem, do surgimento e da estrutura psicológica da consciência humana; e “Problemas sobre o desenvolvimento da Psique” (1959), ganhando com este o Prêmio Lenin de 1963. As investigações de Leontiev nesta época tratam sobre o problema da gênese, da natureza e da organização sistêmica das funções psíquicas superiores do homem e também da teoria das capacidades.  

Em relação ao desenvolvimento da consciência no sujeito em “O Aparecimento da Consciência Humana”, pode-se observar a passagem à consciência humana, como uma etapa superior do desenvolvimento da psique, que ocorre através das aquisições do desenvolvimento histórico das aptidões humanas. Essa aquisição das aptidões humanas, segundo o autor, são apropriadas pela criança através da mediação de outros homens, pela comunicação. Esse processo de apropriação por meio das mediações recebidas é para Leóntiev (2004) o processo de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com