TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese das Bases Filosóficas da Gestalt-Terapia.

Por:   •  7/4/2017  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese das Bases Filosóficas da Gestalt-Terapia.

A Gestalt-Terapia, trata-se de uma terapia existencial- fenomenológica arraigada a conceitos humanistas. As bases filosóficas ao qual a gestalt-terapia se fundamenta fazem com que esta, seja uma abordagem que coloca o homem, o cliente, no centro, de suas responsabilidades, logo, tudo que vem dele é sagrado, portanto deve ser valorizado e confirmado.

O homem, então, é posicionado como origem de suas metas, capaz de projetar a si mesmo e realizar-se (ex-sistere). Sendo assim, um ser-no-mundo, singular, particularizado e situado, em um corpo, espaço, tempo e em seu mundo humano, vivido,próprio e circundante. Sendo capaz de fazer suas próprias escolhas de forma consciente e se comportar de forma individual, se diferenciando do mundo, com seus próprios pensamentos, sensações, sentimentos e comportamentos (dasein).

A gestalt-terapia, como exercício clinico, possui uma atitude fenomenológica, preocupada em propiciar a esse homem a ampliação de sua awareness, para que então ele possa despertar a capacidade de admirar-se, maravilhar-se com as coisas, com a natureza e com os outros, consequentemente, dar abertura para encontrar-se no mundo, conhecendo a ti mesmo, suas próprias medidas, e com as outras pessoas. Pois o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define.

O gestalt-terapeuta é o facilitador que propicia o processo de conscientização de seu cliente, estabelecendo uma relação interpessoal, onde o terapeuta estabelece uma relação genuína com seu cliente, de aceitação, inclusão, uma relação de ir e vir, entre o terapeuta e o cliente, nas relações ‘’Eu-Tu’’ e ‘’Eu-Isso’’, encontrando o que há de comum e singular, e uma relação transpessoal, que busca uma expectativa mais ampla, que vai alem do que se vê no imediato.

Com valorização no entre, em uma terapia dialógica, o terapeuta, apresentado a um ser doente, que não enxerga suas possibilidades, com uma maneira preocupada de existir. O terapeuta exerce sua escuta fenomenológica, suspendendo seus a prioris, para que num processo compreensão das coisas mesmas, possa descrever o fato, o vivido do cliente, buscando-a intencionalidade da consciência, o fenômeno e promova a awaress de seu cliente. À medida que esse processo se encaminha, o cliente compreende suas medidas, seu ‘’leque de possibilidades’’ se abre, sua maneira de existir passa a se tornar de forma saudável, uma maneira racional, sintonizada de existir e assim ele passa a aprender com o passado, atuar no presente e a trilhar um futuro.

A Gestalt-Terapia é acolhedora, em um processo constante de reflexão, assumindo uma relação horizontal com seu cliente, demonstra que o terapeuta não é o detentor de todas as respostas para uma vida feliz, mas o provedor do autoconhecimento, isso também é percebido por mim,em sala de aula. E que através da escuta genuína as singelas explicações de causa e efeito dos comportamentos são deixadas de lado e o amor começa.

REFERENCIAS

  1. Ribeiro, J. (1999) Gestalt-terapia de curta duração. São Paulo: Summus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com