TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Conrak Sob Ponto de Vista da Didática

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme Conrack

O filme Conrak, se passa em 1969, período de guerra nos Estados Unidos, em que o professor Pat Conroy sai da cidade e vai para uma ilha lecionar. Chegando lá ele encontra uma escola em situação precária. A educação encontrada nessa escola era muito básica. A escola era composta pelo professor recém-chegado, uma diretora e os alunos que formavam uma turma única. Nessa única turma estavam alunos de várias faixas etárias e com diferentes níveis de conhecimento, sendo esses de baixa renda. Foi percebido que a educação na escola era muito fraca, os alunos não sabiam pronunciar, fazer somas simples, não sabiam o país que viviam e nem mesmo contar, apresentando um desafio ainda maior para a educação. Além disso, a educação não era motivadora, a diretora da escola gritava com os alunos, os chamava de lentos, indolentes e outros adjetivos negativos, que acabavam atuando como um fator desmotivador do aprendizado, levando também à evasão da escola. A diretora exercia sobre os alunos uma dominação baseada no medo, pela violência, utilizando até mesmo de um chicote. Além da posição violenta, para ela o professor é o único detentor do conhecimento e cabe aos alunos apenas ficarem calados e serem receptivos ao que é falado, quando na verdade a educação é uma troca. A violência e a humilhação geram uma resistência ao aprendizado, deixando de ser instigador e motivador e sendo associado à violência. Também ficou evidente no filme a questão do racismo, por parte do inspetor e que também era reproduzido pela diretora. O inspetor era racista, conservador, fazia uso da disciplina pela violência e regulava o que o professor deveria estar ensinando, contribuindo também para a baixa qualidade de educação.

A parteira da ilha em determinado momento diz “Trate as bem e elas irão bem” e assim foi feito pelo professor que com uma relação mais próxima dos alunos conseguiu melhorar a educação deles ensinando não somente o conteúdo das disciplinas como também higiene pessoal e possibilitando o acesso à cultura.

Outro ponto importante percebido foi como um único professor era responsável por ensinar todas as disciplinas como educação física, literatura, história, matemática e etc.

Assim sendo, o filme foi muito importante por mostrar o poder transformador que um professor pode ter na vida dos alunos. O filme ressaltou aspectos importantes de como a educação deveria ser: próxima, inclusiva, contextualizada e motivadora e como esses aspectos podem influenciar tanto na aprendizagem. A atuação docente não deve ficar restrita à sala de aula e às matérias, deve ir além. O papel do professor é instigar e motivar e quando isso acontece temos uma educação muito mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com