TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Conceitos Comportamentais

Por:   •  9/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS COMPORTAMENTAIS:

Escreva na frente de cada conceito seu significado e dê um exemplo:

CONCEITO

SIGNIFICADO

EXEMPLO

1

Análise Funcional do Comportamento

A Análise Funcional identifica        relações

funcionais entre o comportamento e a sua consequência.

Quando a criança recebe um “não” da mãe, se joga no chão e chora, então como consequência, a mãe às vezes muda de opinião. A análise funcional identifica quais são as consequências que acontecem após a resposta e como as mesmas influenciam na ocorrência        deste comportamento. Neste caso, analisando as consequências é possível identificar que o comportamento da criança de se jogar no chão tem a função de fazer com que a mãe mude de ideia.

2

Estímulo Reforçador

A consequência de um comportamento        que aumenta a probabilidade de sua ocorrência.

A criança ganha uma estrelinha depois de cumprir uma tarefa que a professora pediu e isso é algo que a incentiva a repetir o comportamento.

3

Estímulo        Reforçador Positivo

Tipo de consequência reforçadora que aumenta a probabilidade        do comportamento voltar a ocorrer através da adição no ambiente de um estímulo que é gratificante ao indivíduo.

Elogiar o aluno por uma tarefa bem realizada

4

Estímulo        Reforçador Negativo

Tipo de consequência reforçadora que aumenta a probabilidade        do comportamento voltar a ocorrer por meio da retirada de um estímulo do

Um garoto está com dor de cabeça, ele toma um remédio para dor de cabeça e a dor para.

ambiente que é aversivo ao indivíduo.

5

Condicionamento Respondente

É a aprendizagem de um novo reflexo. Estímulos que        não eliciam determinadas respostas passam a eliciá-las.

Toda vez que coloco a comida na vasilha do cachorro, e ele está com fome, ele começa a salivar. Então passo a soprar um apito antes de colocar a comida na vasilha. Após um período, quando o cachorro ouvir o barulho do apito irá começar a salivar mesmo ser ver a comida.

6

Condicionamento Operante

Comportamentos que são aprendidos em função de suas consequências, isto é, o comportamento é afetado (controlado) por suas consequências.

O cachorro me dá a pata e eu dou a ele um biscoito. Ele me dá a pata novamente para receber mais biscoito.

7

Punição

Um tipo de consequência que                torna                        o comportamento        menos provável.                Destinada                a eliminar        comportamentos inadequados, ameaçadores                ou indesejados, em relação a quem é punido.

Criança jogou bola dentro de casa, ficou de castigo sentado no banquinho.

8

Punição Positiva

Tipo de consequência punitiva que diminui a probabilidade        do comportamento ocorrer novamente pela adição de um estímulo aversivo ao ambiente.

O garoto tirou nota baixa na escola e levou uma bronca dos pais.

9

Punição Negativa

Tipo de consequência punitiva que diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela retirada de um estímulo gratificante do ambiente

Ao fumar o rapaz não recebe beijos da namorada, por isso começou a diminuir o número de cigarros ou mesmo não fumar antes de ir vê-la.

10

Extinção

A suspensão do reforço tem como resultado a gradual diminuição da frequência de ocorrência do        comportamento (processo de extinção do comportamento operante).

Meu cachorro senta quando eu toco o sino, e eu dou um petisco. Quando eu parar de dar um petisco para meu cachorro toda vez que toco o sino, aos poucos ele vai parar de sentar quando eu toco o sino.

11

Modelação

É        o        processo                de modificação comportamental                        que envolve                a                imitação, aprendidos                        a        partir                da observação.

Um bebe que observa o adulto bater palma e com o tempo repete        o        mesmo comportamento.

12

Modelagem

Comportamentos novos são aprendidos a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório.        Portanto,

modelagem         é         um

procedimento        de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento e o resultado final é um novo comportamento.

Balbucios do bebê até falar mamãe.

13

Generalização

Estímulos que se assemelham fisicamente ao estímulo condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada em questão.

Costuma-se chamar-se de classe de estímulos por similaridade física.

Comi uma banana amarelinha e estava madura e super gostosa. Então acredito que se a manga estiver amarelada está boa para comer, se o mamão estiver amarelinho também estará bom pra comer.

14

Fuga

Comportamento mantido pelo reforço negativo. É considerado                um comportamento de fuga quando um estímulo aversivo está presente no ambiente        e                o

Adolescente arruma a cama enquanto a mãe reclama e briga, para que a mãe pare de brigar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com