TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH segundo a Análise do Comportamento

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.560 Palavras (23 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 23

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: COMPREENDENDO O TDAH

Acadêmicas: Caroline Evelin Lima de Moraes[1]

Jaqueline Luzia Favorito

Laís Karine Lopes Mori

Luzia Cerqueira da Silva

Orientador: Jefferson Pereira Genari[2]

RESUMO

Neste artigo pretende-se apresentar uma breve descrição sobre o TDAH na Análise do Comportamento, evidenciando as classes de resposta características do mesmo. Para isso, foi necessário o estudo e pesquisa de diversas obras que abordam o tema, bem como os principais conceitos da Análise do Comportamento, buscando fazer uma relação entre os mesmos.

Foi possível identificar que o TDAH acomete crianças em idade escolar, e é caracterizado, principalmente pela desatenção e hiperatividade. De acordo com as pesquisas observou-se que, como qualquer outro comportamento, o mesmo é influenciado pelos estímulos ambientais bem como pelas consequências que este produz. Quando estas por sua vez são reforçadoras, aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer. Sendo assim, entende-se que os comportamentos característicos do transtorno são aprendidos, pois até o momento não há nenhuma evidencia científica que comprove que o transtorno possa ter origem genética.

Palavras-chave: TDAH, Classe de Respostas, Aprendizagem, Escola.

ANALYSIS BEHAVIOR: REFLECTIONS ABOUT ADHD

ABSTRACT:

 This article is intended to provide a brief description of ADHD in Behavior Analysis, highlighting its function class characteristics. For this, a study and research of several works on the topic, as well as the main concepts of behavior analysis were necessary, trying to make a relationship between them. It was possible to identify that ADHD affects school age children, and is mainly characterized by inattention and hyperactivity. According to the research it has observed, as any other behavior, it is influenced by environmental stimulus and the effects that it produces. When them, for instance, are reinforcing they increase the probability that the behavior occurs again. Thus, it is understood that the characteristic of the disorder behaviors are learned, as to this date there is no scientific evidence showing that the disorder may be genetic.


Key words: ADHD, Function Class, Learning, School.

1- INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo evidenciar possíveis classes de respostas que compõem o repertório comportamental de crianças que apresentam TDAH. Objetiva-se, especificamente, estudar como a Análise do Comportamento compreende o TDAH, realizando uma revisão bibliográfica sobre o assunto, buscando identificar os comportamentos característicos do TDAH, bem como as contingências mantenedoras desses comportamentos, evidenciando classes de comportamentos apresentadas por crianças diagnosticadas com esse transtorno.

De acordo com DuPaul e Stoner (2007), um comportamento é considerado sintoma do TDAH quando este tem início antes dos 7 anos de idade e é exibido em dois ou mais contextos diferentes. Isso ocorre porque é nessa faixa etária que a criança começa a realizar atividades que exigem mais de sua atenção, como é explicado por Mattos (2008), que relata que é no período da alfabetização que os sintomas se tornam mais evidentes. DuPaul e Stoner (2007), deixam claro que os problemas de TDAH serão apresentados com mais intensidade a partir da quarta ou quinta série, visto que durante essa fase escolar, a necessidade e responsabilidade na realização de atividades individuais aumenta.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem sido tratado como uma síndrome que, de acordo com Ribeiro (2014), tem como característica predominante a desatenção, o que dificulta o andamento de uma conversa ou a conclusão de tarefas um pouco mais complexas, levando a fácil dispersão do assunto.

Segundo Du Paul e Stoner (2007), O TDAH, é dividido em dois conjuntos diferentes: desatenção e hiperatividade-impulsividade; cada qual caracterizado por nove problemas comportamentais diferentes. Segundo eles, existem ainda três subtipos de TDAH: tipo combinado, quando a criança manifesta seis dos noves sintomas de cada um dos conjuntos acima citados; tipo desatento, no qual a criança demonstra seis problemas comportamentais de desatenção e menos que seis problemas de hiperatividade- impulsiva; já o tipo hiperatividade- impulsividade é quando os sintomas manifestados são contrários aos apresentados no tipo desatento.

A análise do comportamento, através da filosofia do Behaviorismo Radical não aceita as ideias propostas pela mecânica clássica, onde um evento inicial é causador de um segundo evento, ademais o Behaviorismo Radical exclui de seu bojo toda explicação mentalista que não seja congruente com o modelo científico. É importante sabermos também que, de acordo com Moreira e Medeiros (2007), os comportamentos que aprendemos são originados a partir de outros comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental.

Portanto, esse artigo visa compreender de forma mais detalhada as classes de respostas características do TDAH tendo como base a teoria da Análise do Comportamento. No capítulo 1.1 serão apresentadas as principais características deste transtorno; no capítulo 1.2 o artigo tratará da teoria da Análise do Comportamento, fazendo um contraponto com teorias de autores que abordam o tema TDAH; o capítulo 2 apresentará a metodologia de pesquisa utilizada; no capítulo 3 serão apresentados os resultados obtidos; enquanto que no capítulo 4 será explicitado como o transtorno é entendido sob a ótica da Análise do Comportamento e, ao final, no capítulo 5, serão expostas as considerações finais.

1.1- TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), afeta crianças em idade escolar, interferindo no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. De acordo com DuPaul e Stoner (2007), o TDAH pode ser compreendido como um transtorno precoce que afeta o comportamento de crianças e adolescentes que estão inseridos na escola. Ribeiro (2014) citando Rohde (2003), afirmam ainda que os sintomas surgem na infância, persistem na adolescência e na vida adulta em mais da metade dos casos, resultando em dificuldades na vida pessoal, familiar, escolar, social e profissional do indivíduo. Eles afirmam ainda que se os sintomas começarem a serem exibidos em uma idade mais tardia, podem estar relacionados às frustrações anteriores obtidas devido às dificuldades de aprendizagem. Com isso percebe-se que à medida que as exigências escolares aumentam os comportamentos referentes ao transtorno tornam-se mais evidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (267.9 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com