TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDE ESTÁGIO PSICO DA INFÂNCIA

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO BÁSICO

ANNA PAULA CAVALHEIRO DE LIMA

CURITIBA

2020

ANNA PAULA CAVALHEIRO DE LIMA

GUIA PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DO COMPORTAMENTO INFANTIL

Resenha apresentada na disciplina de Estágio Básico, sob orientação da Professora Flávia de Paula, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

CURITIBA

2020

Para o autor, existem duas finalidades nas técnicas de observação discutidas no livro: a primeira é a habilidade para registro de observação. Observação é o registro de comportamento em benefício próprio, sem nenhum propósito.  A segunda finalidade é reunir informações básicas para pais e prestadores de cuidadores infantis. Os objetivos finais da observação do comportamento infantil são entender a criança e ajudar os pais a planejar seu crescimento e desenvolvimento.

Descrição narrativa é uma narrativa que descreve comportamento. Ela é um método formal, que registra de modo rigoroso com critérios que impõe o controle da narrativa. A descrição narrativa também registra o comportamento enquanto ocorre, mas estritamente falando, mas de modo imediato. A descrição narrativa exige saber com antecedência quem e como que você vai observar.  A descrição narrativa é usada para obter uma imagem detalhada de um comportamento cotidiano da criança.

A descrição narrativa é o mais aberto dos métodos de observação. O registro preserva descrições de comportamento, sequências cronológicas e contextos. A descrição narrativa não é seletiva, tudo que ocorre dentro do período de anotação é anotado. Quando o autor diz que não é seletiva, ele quer apenas comprar com outros métodos.

A descrição narrativa pode ser usada com outros métodos sem prejuízo nenhum. Ela é um método de observação que poderá registrar o comportamento em detalhes, conforme o contexto vivido da criança. O registro não tem interpretações, apenas relatos do que aconteceu durante o tempo de observação.

Existe uma série de vantagens na descrição narrativa. Ela fornece uma rica análise detalhada sobre o comportamento da criança. Os registros são permanentes podendo serem usados por registros mais novos. Porém, não é um método rápido de coleta de informações. Essa técnica requer muita habilidade por conta dos detalhes que existem em uma descrição narrativa.

REFERÊNCIAS:

Bentzen,Warren R.,Bentzen,Warren R, 2012. Guia Para Observação e Registro do Comportamento Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com